top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A importância da preservação das florestas


Foto: Felipe Fontoura

O Dia de Proteção às Florestas é comemorado em 17 de Julho, data que também remete à lenda do Curupira, o protetor das matas no folclore brasileiro.


O objetivo da data é conscientizar e alertar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas - que abrigam inúmeras espécies de animais e plantas, importantes para a manutenção da biodiversidade e qualidade de vida.


De acordo com o relatório anual do desmatamento no Brasil do Mapbiomas, somente em 2020 houve um crescimento de 14% na área desmatada em relação a 2019. Mais de 60% do desmatamento foi na Amazônia (843 mil ha), seguido pelo Cerrado (432 mil ha), Caatinga (61,4 mil ha), Mata Atlântica (23,9 mil ha), Pantanal (23,7 mil ha) e Pampa (1,3 mil ha).


O Brasil perdeu 158 hectares por hora em 2020 (área equivalente à do Parque Ibirapuera). O relatório aponta 31 de julho de 2020 como o dia com a maior perda de vegetação, estimada em 4.968 ha desmatados - mais de 2 milhões de árvores cortadas em um único dia.


Fatores como a manutenção do ciclo de chuvas e estabilização do clima de determinadas regiões estão diretamente associados aos recursos naturais.


Fonte de diversos recursos naturais, as florestas exercem um papel diretamente relacionado com a sobrevivência de polinizadores, essenciais para a reprodução de espécies vegetais e para a obtenção de alimentos.


Valorizar e cuidar das florestas é defender a natureza, o meio ambiente, a vida e o equilíbrio em nosso planeta.


Fotos: Felipe Fontoura


Confira os principais resultados do relatório de desmatamento em todos os biomas do país no ano de 2020, produzido pelo projeto MapBiomas:




949 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page