top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Gergelim: uma planta das Mil e uma noites


O gergelim também é conhecido por sésamo.

Você sabe qual a origem da expressão "Abre-te, sésamo", citada no Livro das Mil e Uma Noites? 


Ela se refere ao fruto do gergelim, cuja cápsula quando madura se abre facilmente ao mais leve toque. No significado idiomático, a frase expressa algo que infalivelmente produz o fim que se deseja, como a chave de um mistério.


Detalhe da cápsula (fruto) do gergelim, expondo as sementes.

O gergelim (Sesamum indicum), também chamado de sésamo, é uma planta terapêutica anual e herbácea da família Pedaliaceae e amplamente cultivada na Ásia por causa de suas sementes. A partir das sementes cruas ou torradas, pode-se obter até 50% de óleos (ou azeites), sendo muito utilizadas na culinária.


Pode atingir até dois metros de altura e apresenta folhas opostas e dispostas em espiral ao longo do caule. As folhas medem 15 centímetros de comprimento e 3 de largura. As flores são hermafroditas e gamopétalas (apresentam as pétalas soldadas entre si), dispostas na axila das folhas, possuem cor branca, rosa ou vermelha e cheiro desagradável.


O fruto é uma cápsula oblonga com quatro compartimentos contendo as pequenas sementes arredondadas e oleaginosas, amarelas, alvas ou pretas, dependendo da variedade. Cada cápsula abriga cerca de 50 sementes, ricas em manganês, cobre, cálcio, vitaminas B1 e E e fitoesterois.


A pasta tahine, famosa na culinária do Oriente Médio, é feita com farinha de sementes claras.


As sementes do gergelim.

Por: Patrícia Dijigow


1.054 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page