Você sabe qual a origem da expressão "Abre-te, sésamo", citada no Livro das Mil e Uma Noites?
Ela se refere ao fruto do gergelim, cuja cápsula quando madura se abre facilmente ao mais leve toque. No significado idiomático, a frase expressa algo que infalivelmente produz o fim que se deseja, como a chave de um mistério.
O gergelim (Sesamum indicum), também chamado de sésamo, é uma planta terapêutica anual e herbácea da família Pedaliaceae e amplamente cultivada na Ásia por causa de suas sementes. A partir das sementes cruas ou torradas, pode-se obter até 50% de óleos (ou azeites), sendo muito utilizadas na culinária.
Pode atingir até dois metros de altura e apresenta folhas opostas e dispostas em espiral ao longo do caule. As folhas medem 15 centímetros de comprimento e 3 de largura. As flores são hermafroditas e gamopétalas (apresentam as pétalas soldadas entre si), dispostas na axila das folhas, possuem cor branca, rosa ou vermelha e cheiro desagradável.
O fruto é uma cápsula oblonga com quatro compartimentos contendo as pequenas sementes arredondadas e oleaginosas, amarelas, alvas ou pretas, dependendo da variedade. Cada cápsula abriga cerca de 50 sementes, ricas em manganês, cobre, cálcio, vitaminas B1 e E e fitoesterois.
A pasta tahine, famosa na culinária do Oriente Médio, é feita com farinha de sementes claras.
Por: Patrícia Dijigow
Comments