Hera: uma planta de cultivo versátil



As heras são plantas trepadeiras semi-lenhosas ou lenhosas pertencentes à família Araliaceae. Originárias da Europa Central e Ocidental e Ásia, são extremamente populares no mundo todo pelo valor ornamental das folhas.


Podem ser cultivadas em canteiros e jardins como forração, para cobrir pergolados, revestir muros ou troncos e também em vasos suspensos no interior de casas e apartamentos, como planta pendente.


O gênero Hedera abrange 18 espécies, sendo a espécie Hedera helix uma das mais conhecidas, também chamada de hera-dos-muros, aradeira e hera-inglesa. De crescimento rápido, a hera pode alcançar mais de 30 metros de comprimento. A presença das raízes adventícias permite que a planta se prenda a superfícies de troncos e muros, crescendo como trepadeira.



Existe uma grande diversidade de padrões de cores das folhas, de textura coriácea, que podem ser de cor verde-escuro brilhante ou variegadas com padrões de branco, amarelo ou prata. Os formatos das folhas e recortes (lobuladas ou cordadas, por exemplo) também apresentam diferenças conforme a espécie ou variedade.


Plantas com folhas variegadas quando cultivadas em ambientes muito escuros, podem perder o tom claro das margens das folhas. Para manter o contraste das cores é indicado que sejam preferencialmente cultivadas ao sol.


Uma outra espécie muito popular é a hera-das-canárias (Hedera canariensis), nativa das Ilhas Canárias, Açores e norte da África. Muitas vezes é cultivada como forração,