História das Plantas Úteis e Medicinais do Brasil

O farmacêutico e naturalista alemão Theodoro Peckolt (1822 - 1912) foi um estudioso da flora brasileira desde 1847, contemporâneo e colaborador da obra de Von Martius ("Flora Brasiliensis") e um pioneiro da fitoquímica no Brasil.

Durante os 65 anos que viveu no Brasil, estudou cerca de seis mil plantas plantas brasileiras de diversas famílias e publicou diversos periódicos e livros com suas análises sobre a química e as propriedades farmacêuticas dessas espécies, com suas observações das condições de habitat e reprodução, além de informações coletadas sobre nomes populares e usos, pesquisados junto aos nativos.

Peckolt foi membro da seção de química e toxicologia do Instituto Pharmaceutico do Rio de Janeiro (1858-1887), considerada uma das mais importantes associações farmacêuticas no século XIX.



Nesta obra de Theodor Peckolt, publicada em coautoria com seu filho Gustav Peckolt em 8 fascículos, entre os anos de 1888 e 1914, estão reunidas as informações sobre os usos tradicionais, características botânicas e resultados de análises químicas de quase mil plantas nativas do Brasil ou adaptadas.

Trata-se de um registro valioso da biodiversidade de espécies, seus diversos usos medicamentosos e como corantes pelos indígenas, um recorde de análises químicas (que ainda não foi batido) e uma grande fonte de inspiração para valorização, preservação e continuidade das pesquisas sobre propriedades de espécies da nossa flora, aliadas a usos sustentáveis.

A obra está disponível para download na página do CEPLAMT (Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas):

http://www.ceplamt.org.br/wp-content/uploads/2017/08/MIOLO_PLANTAS-MEDICINAIS.pdf

A publicação também pode ser adquirida na página da Fino Traço Editora Ltda:

http://www.finotracoeditora.com.br/livros/P22605/9788580543148/historia-das-plantas-uteis-e-medicinais-do-brasil.html

Por Patrícia Dijigov


#livro #historiadasplantas #plantasmedicinais #flora #TheodoroPeckolt

167 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73