top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Íris-da-praia: uma flor efêmera



A íris-da-praia (Trimezia coerulea) é um planta herbácea da família Iridaceae, nativa e não endêmica do Brasil, encontrada na Mata Atlântica e muito popular em jardins e canteiros.


Popularmente também é conhecida por lírio-roxo, lírio-roxo-das-pedras, doze-apóstolos e falso-íris. Sua folhagem em forma de leque com folhas lanceoladas é muito ornamental e de baixa manutenção, com adubações regulares.


Atinge até 1 metro de altura e pode ser cultivada em maciços ou em conjuntos com outras plantas ou como bordadura, a pleno sol ou meia sombra. É uma planta que apresenta tolerância ao frio e pode ser facilmente multiplicada por divisão da touceira e pelas mudas que são geradas na sua base.



A floração é abundante durante a primavera e verão, e suas flores são grandes e de coloração azul a lilás, levemente perfumadas, com tépalas internas e externas diferenciadas, organizadas em duas séries: as tépalas externas são maiores do que as internas e ambos os conjuntos podem ter marcas de cor marrom-arroxeada na base.


As flores são polinizadas por insetos como abelhas, moscas e borboletas e têm curta duração, de cerca de 18 horas.

Ilustração: Curtis, W., Botanical Magazine (1800-1948)

Bot. Mag. vol. 92 (1866)



O gênero Trimezia foi publicado pela primeira vez com a descrição por William Herbert, em 1844. O nome do gênero é derivado das palavras gregas "tri", que significa "três", e "meze" que significa "maior".


Na classificação botânica, este gênero é colocado na tribo Trimezieae (subfamília Iridoideae), mas o número de gêneros que esta tribo abrange passou por muitas variações. Antes de 2008, a tribo abrangia os gêneros Trimezia, Neomarica e Pseudotrimezia.


Novos estudos filogenéticos moleculares levaram a uma reorganização e em maio de 2019 os gêneros Neomarica, Pseudiris e Pseudotrimezia foram colocados dentro do gênero Trimezia. Por este motivo, a planta, antes chamada Neomarica coerulea passou a ser chamada Trimezia coerulea.



Por: Patrícia Dijigow




3.968 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page