As exuberantes ilustrações de Marianne North

Atualizado: 8 de fev.

Marianne North (1830 - 1890) foi uma naturalista e artista botânica inglesa. North sempre viajava com seu pai, que era membro do Parlamento (Hastings) e conhecido de Sir Joseph Dalton Hooker (diretor do Royal Botanic Gardens, Kew) período no qual ela realizou suas primeiras pinturas.


Após a morte de sua mãe, em 1869, prosseguiu com seu objetivo de ilustrar a flora exótica de países distantes, iniciando suas viagens em 1871-1872, rumo ao Canadá, Estados Unidos e Jamaica.


Marianne North (na foto ao lado) viajou sozinha e residiu durante um ano no Brasil, abrigada em uma cabana no interior da floresta, onde realizava suas pinturas, retratando a flora e os ecossistemas com intensos tons de rosa, amarelo, azul e vermelho, que eram sobrepostos aos rascunhos e esboços iniciais, em técnica inusitada para a época, muitas vezes sem o uso de paleta.



Apenas um século depois, outra artista britânica (Margaret Mee: 1909 - 1988) faria um feito parecido em nosso território, porém registrando uma quantidade menor de plantas.


Nas imagens a seguir as espécies Nepenthes northiana e Olearia argophylla.