top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A mitologia do louro


Ramos do loureiro e sua ilustração botânica. Foto: Felipe Fontoura

Laurus nobilis é o nome científico do loureiro ou louro, árvore da família Lauraceae e nativa da região do Mediterrâneo. Pode atingir mais de 10 metros de altura e floresce entre os meses de fevereiro e maio.


Conhecido desde tempos remotos da humanidade, o loureiro é popular por suas propriedades aromáticas, terapêuticas e ornamentais. Suas folhas são utilizadas na culinária, perfumaria e para obtenção de óleo essencial, através de destilação a vapor.


A planta representava a vitória na Grécia e Roma Antigas, e a coroa de louro era utilizada para enaltecer os vencedores de competições, assim como os poetas de destaque.


A origem dessa simbologia vem da mitologia: por obra do cupido, o deus Apolo, atingido por uma flecha de ouro, se apaixonou pela ninfa Dafne, que foi atingida pela flecha de chumbo, para afastar o amor. Assim, ela não correspondia ao mesmo sentimento de Apolo e sempre tentava escapar de sua perseguição. Quando estava prestes a ser alcançada por Apolo, Dafne pediu proteção a seu pai, o deus Peneu, que a transformou em um loureiro. Impossibilitado de ter Dafne como esposa, Apolo consagrou o loureiro como sua planta preferida, e passou a utilizar seus ramos sempre verdes em todos os seus triunfos.


A coroa de louros, também chamada láurea ou coroa triunfal, é um dos símbolos da Academia Brasileira de Letras.


Início da floração do loureiro.


Por: Patrícia Dijigow




1.414 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page