top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Mulungu: uma árvore que floresce no inverno


A inflorescência do suinã.

Destaque entre as florações de inverno, a Erythrina speciosa (popularmente conhecida como suinã, corticeira, mulungu, mulungu-do-litoral e saranduba) é uma árvore nativa e endêmica do Brasil (encontrada nos biomas da Mata Atlântica e Cerrado) e muito popular no paisagismo das cidades pela beleza exuberante de suas flores vermelhas, agrupadas em forma de candelabro.


Pertence à família Fabaceae e seu nome científico vem do grego "erythros", que significa “vermelho”. Em época de floração, que acontece entre os meses de junho e setembro, a árvore perde todas as folhas.



Chamamos de plantas decíduas ou caducifólias, as espécies que em determinada estação do ano perdem suas folhas, fenômeno que acontece geralmente nos meses mais frios e secos, como outono e inverno.


Essa é uma das estratégias que algumas plantas apresentam para evitar a perda de água através do processo de evaporação pelas folhas.


As flores são polinizadas principalmente por beija-flores, saís, sanhaçus, cambacicas e vários psitacídeos, sendo uma importante fonte de alimento para essas aves.



Por: Patrícia Dijigow

1.721 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page