top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

4 de outubro - Dia da Natureza

Atualizado: 2 de fev. de 2022

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre todas as interferências e impactos que continuamente ameaçam o equilíbrio do planeta e alertar sobre a importância da preservação, foi criado em 4 de outubro, o Dia da Natureza.


Conviver em harmonia com a natureza é fundamental para nossa sobrevivência e para a manutenção de toda a vida no planeta. Nesta data também é comemorado o dia dos Animais.


A natureza acumula todos os impactos negativos gerados pela ação humana, como poluição dos recursos hídricos, da atmosfera e dos solos, desmatamentos e queimadas - ações que afetam diretamente a sobrevivência de todas as espécies. A cada impacto no meio ambiente, nos distanciamos da natureza e ampliamos o tempo necessário para que seu equilíbrio seja novamente estabelecido.


A natureza pode ser definida como o conjunto de espaço, seres e fenômenos que não são produzidos pelo ser humano, como a terra, a água, plantas, animais, atmosfera, clima, etc.


Neste Dia da Natureza, recomendamos a leitura do livro "A Invenção da Natureza - a Vida e as Descobertas de Alexander Von Humboldt", de Andrea Wulf (Editora Planeta de Livros Brasil), que revela a extraordinária vida do explorador, geógrafo e naturalista alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), o cientista mais conhecido de seu tempo.



Alexander von Humboldt realizou diversas viagens de exploração, percorrendo da Europa à América do Sul e parte do atual território do México, aos Estados Unidos, às Ilhas Canárias e à América Central. Sua busca envolvia a compreensão de toda a dinâmica de relações que existem entre os seres vivos e o ambiente. Especializou-se em diversas áreas da ciência como etnografia, antropologia, física, zoologia, ornitologia, climatologia, oceanografia, astronomia, geografia, mineralogia, botânica, vulcanologia e humanismo, sendo considerado o último grande naturalista da história.


Com suas descobertas, fruto de expedições pelo mundo afora (escalando os vulcões mais altos do mundo, cruzando a Sibéria em plena epidemia de praga, navegando pela então ameaçadora Amazônia), gerou inveja em Napoleão Bonaparte, inspirou Simón Bolívar em sua revolução e Darwin a zarpar com seu navio Beagle.


Sua história é contada neste livro de forma saborosa e profunda, partindo de uma ampla pesquisa sobre o homem que concebeu a maneira como vemos a natureza hoje. 


No prefácio do livro, as palavras de Goethe são um convite para ouvirmos e aprendermos todas as lições que a natureza tem para nos ensinar sobre vida:


“Feche os olhos, aguce os ouvidos, e da mais leve respiração ao mais selvagem ruído, do mais simples som à mais sublime harmonia, do mais violento e apaixonado grito às mais suaves palavras da doce razão, é somente a Natureza que fala, revelando sua existência, seu poder, sua vida e suas relações e estruturas, de tal modo que um cego, a quem é vedado o mundo infinitamente visível, é capaz de aprender no audível tudo o que é infinitamente vivo.” - Johann Wolfgang von Goethe


Best-seller nos Estados Unidos e na Inglaterra, e com os direitos vendidos a mais de 20 países, "A invenção da natureza" foi aclamado pela crítica e ganhou prêmios como o Costa Biography Award e o Los Angeles Times Book Prize de 2016.


O livro pode ser adquirido nas livrarias ou diretamente na página da editora (também disponível em e-book):



258 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page