top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

A história do pau-brasil


A floração do pau-brasil

O pau-brasil (Paubrasilia echinata) é uma árvore da família Fabaceae nativa e endêmica da Mata Atlântica e ocorre de forma nativa apenas nos Estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro.


Popularmente a espécie é chamada de arabutã, ibirapiranga, ibirapitá, ibirapitanga, orabutã, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado.


Pode atingir entre 15 e 20 metros de altura, apresenta acúleos que recobrem seu tronco, que internamente apresenta cor avermelhada. O nome Brasil, vem de pau-de-brasa, forma como os portugueses chamavam a árvore graças à cor da parte interna do tronco.



As folhas do pau-brasil são bipinadas e as inflorescências são terminais, agrupando de 15 a 40 flores de pétalas amarelas. A pétala central é modificada e exibe uma mancha de cor vermelha.


Devido à exploração predatória, ocorrida com a chegada dos colonizadores, a espécie quase foi levada à extinção.


Originalmente o pau-brasil era utilizado pelas comunidades indígenas brasileiras para a confecção de arcos e flechas e para pintar enfeites com o corante vermelho extraído de sua polpa.


Logo após a chegada dos portugueses, foi iniciado o chamado “ciclo econômico do pau-brasil" em 1503, sendo esta árvore o único recurso explorado pelos 30 anos seguintes. A extração da madeira para venda no mercado europeu, visava a fabricação de móveis e instrumentos musicais, e a produção de corante vermelho para tingimento de tecidos.


Regimentos e tentativas de manutenção e exploração sustentável não foram suficientes para tirar a espécie do risco de extinção: atividades econômicas como o cultivo da cana-de-açúcar e do café, aliados ao crescimento populacional e ao desmatamento da faixa litorânea, restringiram drasticamente seu habitat natural.


Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o pau-brasil se encontra na categoria "em perigo", considerada como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza.

Martius, C.F.P. von, Eichler, A.G., Urban, I., Flora Brasiliensis (1840-1906) Fl. Bras. vol. 15(2): (1870-1876)

A palavra brasileiro em tempos coloniais significava tirador de pau-brasil, um adjetivo para designar profissão e não origem. Os brasileiros eram originalmente criminosos banidos de Portugal. Posteriormente a palavra brasileiro passou a designar as pessoas nascidas no Brasil - o único país do mundo com nome de árvore.


Celebrado em 3 de maio, o Dia do pau-brasil foi criado em dezembro de 1978 com a Lei 6.607, que também definiu a espécie como árvore nacional.

2.733 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page