Pau-d'água: uma planta de fácil cultivo



Conforme a variedade ou cultivar, o pau-d'água pode apresentar faixas longitudinais nas folhas.

O pau-d'água (Dracaena fragrans) é uma espécie originária da África tropical pertencente à família Asparagaceae. Popularmente é conhecido por diversos nomes como dracena, coqueiro-de-vênus, dragoeiro, cana-india e pau-do-brasil. 


De porte arbustivo e podendo atingir 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro, é amplamente cultivado pela beleza de sua folhagem, sendo considerado de fácil cultivo em diferentes condições de luminosidade, seja luz difusa, meia sombra e até sol pleno. 


Suas folhas são grandes e brilhantes, de formato lanceolado e podem apresentar margens lisas ou onduladas e listras longitudinais em diferentes tons de verde, dependendo da variedade ou cultivar. Conforme crescem, as folhas se curvam para baixo.


A inflorescência é uma panícula, com conjuntos globosos de flores de cor branca e rosa, intensamente perfumada (a palavra fragrans de seu nome botânico se refere ao aroma) e que atraem abelhas e beija-flores. Os frutos são bagas lisas, de cor laranja a avermelhada, contendo muitas sementes.


Detalhe da inflorescência do pau-d'água.

É muito comum no paisagismo em cercas-vivas ou maciços e é uma das plantas mais populares no cultivo em casas e apartamentos