Pigmentos vegetais

Atualizado: 28 de fev.

Aula do curso Pigmentos vegetais: cores da natureza

Os pigmentos vegetais e suas aplicações em processos criativos e artísticos são os temas abordados em curso presencial que acontece na Escola de Botânica - a única escola exclusiva de popularização da Botânica no país.

As plantas possuem diversos tipos de pigmentos e são eles que conferem as diversas cores que enxergamos nas mais diversas partes do corpo vegetal: folhas, flores, frutos, raízes, como o predominante verde da vegetação de matas e florestas (clorofilas), os tons alaranjados da cúrcuma e da cenoura (carotenoides), ou ainda pela ampla gama de vermelhos, violetas, roxos e azuis presentes nas flores ou ainda em frutos como a pitanga, amora e framboesa (flavonoides).

Desde os primeiros passos do ser humano na Terra, pigmentos vegetais são utilizados para diferentes finalidades, desde pinturas corporais, para colorir tecidos e objetos, no preparo de cosméticos ou para colorir alimentos.

O curso Pigmentos vegetais: cores da natureza (presencial em São Paulo) é ministrado pelo biólogo e botânico Anderson Santos, e ensina sobre os diferentes tipos de pigmentos vegetais produzidos por plantas, as diferenças entre eles, conceituação química e atuação fisiológica e de que forma plantas produzem pigmentos.

Todas as pessoas participantes realizam atividades práticas de extração de pigmentos vegetais de diversas espécies vegetais. Essas experimentações permitem que cada participante saia da vivência com conhecimento e habilidade para extrair pigmentos vegetais de diferentes partes de plantas, para uso em processos criativos e artísticos.

Nas imagens acima, algumas das experiências realizadas na sala de aula da Escola de Botânica, para criação de uma ampla paleta de cores a partir dos pigmentos vegetais.

Conheça os cursos da Escola de Botânica no botão abaixo: