top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Pimentão e pimenta: um grande grupo de cultivares


Pimentões e ilustração botânica. Foto: Felipe Fontoura

O pimentão pertence a um grupo de cultivares da espécie Capsicum annuum, da família Solanaceae - a mesma do tomate, da batata e da berinjela.


Cultivar é como chamamos determinada forma de uma planta cultivada, que corresponde a um certo genótipo (características genéticas) e fenótipo (características físicas) selecionados e que recebeu um nome único e devidamente registado com base nas características interessantes para cultivo.


Pimentas como a jalapeño e caiena também são Capsicum annuum - ou seja é uma espécie com várias plantas cujo cultivo as tornou diferentes em alguns aspectos.


O pimentão, na teoria seria uma pimenta, porém sem o sabor picante, porque seu cultivar não produz a capsaicina: substância responsável pelo picante.


O pimentão verde é aquele que não amadureceu (foi colhido verde) e apresenta sabor mais forte e intenso que o vermelho, que é o fruto totalmente amadurecido e de sabor mais adocicado. Pimentões de coloração alaranjada, roxa e creme, por exemplo, são frutos de plantas diferentes. Por fim, algumas variedades não apresentam alteração de cor durante a maturação dos frutos.



Por: Patrícia Dijigow


597 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page