• Escola de Botânica

Plantas Usuais dos Brasileiros

Atualizado: Jun 17



O francês Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire (1779 - 1853) foi um botânico, naturalista e um dos primeiros viajantes a realizar pesquisas e explorações no Brasil, durante os anos de 1816 e 1822.


Em suas viagens, Saint-Hilaire percorreu os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, observando aspectos da geografia, agricultura, flora, fauna, comércio, arte, religiosidade e costumes regionais.


Encantado com a riqueza de nossa biodiversidade e flora exuberante, já pedia atenção a determinadas espécies de potencial terapêutico e se preocupava com o desmatamento e queimadas das nossas florestas em função dos extrativismos e da agricultura, e deixou em suas obras uma rica fonte de conhecimentos que até hoje é consultada por pesquisadores.


Em 1824 publicou o livro "Plantas Usuais dos Brasileiros", onde descreveu as características botânicas, localidades e usos de 70 plantas úteis nativas do Brasil, vistas como importantes, como a falsa-quina, mamica-de-espora , a insetívora Drosera, o mercúrio-do-campo, mutamba, cipó-suma e ipecacuanha.


A obra foi traduzida para o Português e teve alguns nomes científicos atualizados, em trabalho desenvolvido pela equipe do Banco de Dados e Amostras de Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (DATAPLAMT – UFMG).


Com o objetivo de recuperar e disponibilizar informações e imagens sobre plantas úteis nativas do Brasil, com destaque para aquelas descritas pelos naturalistas que percorreram o país no século XIX, a obra está disponível para download na página do CEPLAMT (Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas):

www.ceplamt.org.br/wp-content/uploads/2014/02/miolo01032014final.pdf


Para quem quiser adquirir a publicação, o livro está à venda no site da Fino Traço Editora Ltda, que oferece desconto de 30% nesta edição, através do cupom "FTAMOLIVRO".

www.finotracoeditora.com.br/livros/S21167/9788580541717/plantas-usuais-dos-brasileiros.html


As descrições de plantas e seus usos terapêuticos e alimentícios por Saint-Hilarie demonstra seu respeito e valorização do vasto patrimônio natural, preservando relatos da nossa história e conhecimento popular e seu alertas preocupados com o futuro e preservação.


Por: Patrícia Dijigov


#livro #plantasusuaisdosbrasileiros #SaintHilaire #flora

0 visualização
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73