Spix & Martius: uma história botânica em podcast

Atualizado: Jun 17

No início do século XIX, entre 1817 e 1819, o território brasileiro foi estudado e pesquisado pelos naturalistas alemães Johann Baptist von Spix (1781-1826) e Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).



As expedições foram realizadas a pedido da Imperatriz Leopoldina, com o intuito de classificar o mundo natural, criar coleções e fazer descobertas sobre a fauna, a flora, clima, geografia e os costumes locais.


A saga da dupla de pesquisadores Spix & Martius gerou um levantamento inédito da nossa biodiversidade, até hoje tema de séries, exposições e estudos principalmente botânicos.

O levantamento de espécies vegetais contou com a participação de 65 especialistas de vários países e originou a Flora brasiliensis, produzida entre 1840 e 1906. Dividida em 15 volumes, a publicação abrange as 22.767 espécies catalogadas, sendo a maioria de angiospermas brasileiras, totalizando 10.367 páginas.

O que poucos sabem é que na década de 1990, as aventuras de Spix e Martius foram transformadas em programas de rádio, transmitidos em episódios pela Cultura FM.

E os arquivos da novela radiofônica "Spix & Martius" continuam disponíveis para audição e aprendizado!


Uma viagem incrível sem sair de casa!


Para ouvir acesse http://culturafm.cmais.com.br/spix


Por: Patrícia Dijigov


0 visualização
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73