top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Spix & Martius: uma história botânica em podcast

Atualizado: 24 de mar. de 2021

No início do século XIX, entre 1817 e 1819, o território brasileiro foi estudado e pesquisado pelos naturalistas alemães Johann Baptist von Spix (1781-1826) e Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).



As expedições foram realizadas a pedido da Imperatriz Leopoldina, com o intuito de classificar o mundo natural, criar coleções e fazer descobertas sobre a fauna, a flora, clima, geografia e os costumes locais.


A saga da dupla de pesquisadores Spix & Martius gerou um levantamento inédito da nossa biodiversidade, até hoje tema de séries, exposições e estudos principalmente botânicos.

O levantamento de espécies vegetais contou com a participação de 65 especialistas de vários países e originou a Flora brasiliensis, produzida entre 1840 e 1906. Dividida em 15 volumes, a publicação abrange as 22.767 espécies catalogadas, sendo a maioria de angiospermas brasileiras, totalizando 10.367 páginas.

O que poucos sabem é que na década de 1990, as aventuras de Spix e Martius foram transformadas em programas de rádio, transmitidos em episódios pela Cultura FM.

E os arquivos da novela radiofônica "Spix & Martius" continuam disponíveis para audição e aprendizado!


Uma viagem incrível sem sair de casa!


Os áudios estão disponíveis no site da Rádio Cultura FM e podem ser acessados através de um computador. Nem todos os celulares permitem a reprodução.


 

Por: Patrícia Dijigow

1.287 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page