Por que tem gotinhas de água na margem das folhas?



Algumas plantas conseguem eliminar o excesso de água em estado líquido através de suas folhas. O nome desse processo é gutação (ou sudação) e ele ocorre em estruturas situadas nas bordas da folhas chamadas de hidatódios ou poros aquíferos.


A quantidade de água eliminada na gutação varia conforme a espécie, sendo maior nas plantas localizadas em regiões de clima tropical.


Para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, as plantas precisam transpirar, porém quando a umidade do ar está elevada, a transpiração vegetal pode ser lenta demais e nesse momento que os hidatódios entram em ação, para compensar a transpiração, inclusive à noite.


Para quem cultiva plantas, é comum observar o fenômeno na ponta das folhas de monsteras, jibóias e pacovás (reparem como o formado das folhas ajuda nesse processo) ou nas margens serrilhadas das folhas do morangueiro, por exemplo. Em cultivos caseiros, esse pode ser também um indicativo de rega exagerada: a quantidade de água absorvida pelas raízes é maior do que a capacidade de metabolismo da planta.


O fenômeno da gutação não deve ser confundido com o orvalho, quando há mudança do estado físico da água (em estado gasoso), que se condensa sobre a planta, conforme algumas condições climáticas do meio ambiente.


#escoladebotânica #gutação #folhas #planta #agua #botanica

42 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

e garantimos um retorno em até 24 horas.  

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Endereço

Estamos mudando de endereço e continuaremos na Santa Cecília • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. 

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73