top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Solstício de junho - início do inverno no hemisfério sul



O inverno é a estação do ano que sucede o outono e antecede a primavera, sendo caracterizado pelas noites mais longas que os dias, pelo aumento das chuvas e da umidade do ar em países de clima temperado e subtropical (locais onde as quatro estações são bem definidas) e por poucas chuvas e baixa umidade do ar nos países de clima tropical.


A palavra inverno é derivada do latim "hibernum", que significa neutro, invernal ou tempo frio.


No hemisfério sul, o inverno tem início no solstício em junho (inverno austral) e no hemisfério norte, no solstício em dezembro (inverno boreal).



As estações do ano existem devido ao eixo da Terra, de sua inclinação com relação à órbita que a Terra realiza ao redor do Sol e a posição apontada pelo eixo. Com isso, enquanto um hemisfério apresenta um ciclo de dias mais longos que as noites, o outro hemisfério apresenta um ciclo de noites mais longas que o dia, pois a quantidade de energia solar que é recebida é variável conforme a localização e o período do ano.


O solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é definido pela Astronomia como o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.


Neste ano (2022), o inverno se iniciou às 06:14h de 21 de junho, no hemisfério sul.


Aproveite esta ocasião para aprimorar seu olhar sobre as mudanças de estação e se conectar ao tempo regido pelos ciclos da natureza.




296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page