23 de Abril, dia do Livro

Atualizado: 2 de fev. de 2022

Em 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre direitos legais.

Nossa dica (conforme sugerido na live) é o livro "Ilustração botânica - Técnicas para desenhar flores e plantas" de Helen Birch, da Editora GG brasil.

Este livro apresenta uma visão abrangente das obras botânicas – muitas têm como base a aquarela, uma vez que essa é a técnica tradicionalmente usada para representar a flora. O livro também inclui abordagens mais voltadas às artes plásticas e com o uso de novas técnicas. A arte do desenho e da pintura botânica surgiu há séculos da necessidade de registrar e preservar o conhecimento sobre o reino vegetal – uma fonte de alimento, remédios e fascínio. Os botânicos ainda necessitam de ilustrações de alta qualidade para suas publicações científicas, havendo também uma demanda e um interesse renovado pela arte botânica. A ilustração botânica, a arte botânica e a arte com tema botânico apresentam diferenças fundamentais, mas o que elas têm em comum é o fato de buscarem inspiração no reino vegetal. Helen Birch (@helenbirch_drawdrawdraw) é artista e professora de ilustração. Além de lecionar na Bradford School of Arts & Media, no Reino Unido, é autora de diversos blogs, entre eles o popular drawdrawdraw.

O livro pode ser adquirido em livrarias ou na editora Olhares: