03 de Outubro: Dia Nacional das Abelhas

O Dia Nacional das Abelhas é comemorado em 3 de Outubro. As abelhas são insetos da ordem Hymenoptera e existem no planeta há cerca de 125 milhões de anos.


No Brasil é estimada a existência de mais de 3.000 espécies de abelhas (a maioria abelhas nativas sem ferrão), que são distribuídas em cinco famílias, cada uma abrigando muitos gêneros e espécies de diversas formas, cores e tamanhos. 


Abelha Jataí (Tetragonisca angustula), uma espécie nativa de abelha sem ferrão.

Cada espécie apresenta uma característica própria e desempenha um papel particular na natureza, muitas vezes com relações extremamente específicas com as plantas. Algumas espécies como orquídeas ou maracujazeiros dependem de abelhas com tamanhos e proporções corporais únicas para promover sua polinização. 


Além de serem considerados os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, e consequentemente responsáveis pela reprodução de milhares de espécies e produção de alimentos vegetais, esses insetos desempenham um papel muito importante na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.


Também são responsáveis pela produção do mel, geleia real, cera e própolis - e atualmente estão ameaçadas pelo amplo uso de pesticidas e inseticidas - apontados como a principal causa do desaparecimento das abelhas, seguido de outros fatores relacionados às mudanças climáticas, desmatamentos e monoculturas extensas.


As abelhas apresentam diferentes níveis de organização social diferentes, havendo espécies classificadas como sociais e outras de vida solitária.


O Dia Nacional das Abelhas foi criado para salientar a importância fundamental desses insetos, responsáveis pela polinização de muitas das espécies vegetais que nos fornecem alimento. O desaparecimento das abelhas acarretará em uma grande escassez de alimentos de origem vegetal, impactando diretamente nossa sobrevivência e toda a biodiversidade.