top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Os fatores que regem as podas das plantas



A poda faz parte da rotina de cuidados com o jardim, explica o agrônomo paisagista Gabriel Kehdi, professor do curso Agro para paisagistas. De modo geral temos poda com as seguintes finalidades:


- limpeza

- renovação/ produção/ florescimento

- condução e formação

- propagação

- adequação


Toda poda causa um impacto na vida da planta, se sempre consideramos que poda é uma espécie de cirurgia. A poda pode ser feita em folhas, ramos e raízes. Raramente consideramos uma poda do caule principal da planta, já que isso pode implicar na morte do vegetal (embora às vezes seja uma ação necessária em casos drásticos).


São quatro fatores fundamentais que regem a poda nas plantas (desde plantas herbáceas até arbóreas): identificação da real necessidade da poda, conhecimento da fisiologia da poda (exige aprofundamento em conhecimentos de morfologia, fisiologia e características pontuais de diferentes espécies), melhores ferramentas para o serviço, e estratégias de segurança.


Sempre que for feita uma poda as ferramentas devem estar limpas. É a ferramenta suja que é responsável por grande parte da disseminação de doenças, quando se poda uma planta infectada e depois se poda uma planta sadia.



Outro ponto importante sobre a poda é a época. Infelizmente não há uma resposta direta. Cada espécie vegetal possui uma época ideal para a poda conforme sua fisiologia e conforme a finalidade da poda. Para árvores tropicais consideramos, de forma geral, que a melhor época para a poda é 2 meses após o fim da frutificação. Para espécies de clima temperado, que perdem as folhas, a melhor época de poda é no final do inverno (e não no começo).


Para podas em árvores, saiba que em muitos municípios é preciso solicitar autorização da Prefeitura ou da Secretaria de Meio Ambiente do estado antes de fazer podas. Árvores são patrimônio público e mesmo aquela árvore que foi plantada por você, dentro do seu quintal deve passar por autorização para a poda.



191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page