Os fatores que regem as podas das plantas



A poda faz parte da rotina de cuidados com o jardim, explica o agrônomo paisagista Gabriel Kehdi, professor do curso Agro para paisagistas. De modo geral temos poda com as seguintes finalidades:


- limpeza

- renovação/ produção/ florescimento

- condução e formação

- propagação

- adequação


Toda poda causa um impacto na vida da planta, se sempre consideramos que poda é uma espécie de cirurgia. A poda pode ser feita em folhas, ramos e raízes. Raramente consideramos uma poda do caule principal da planta, já que isso pode implicar na morte do vegetal (embora às vezes seja uma ação necessária em casos drásticos).


São quatro fatores fundamentais que regem a poda nas plantas (desde plantas herbáceas até arbóreas): identificação da real necessidade da poda, conhecimento da fisiologia da poda (exige aprofundamento em conhecimentos de morfologia, fisiologia e características pontuais de diferentes espécies), melhores ferramentas para o serviço, e estratégias de segurança.


Sempre que for feita uma poda as ferramentas devem estar limpas. É a ferramenta suja que é responsável por grande parte da disseminação de doenças, quando se poda uma planta infectada e depois se poda uma planta sadia.