• Escola de Botânica

A mangueira e suas diminutas flores

Atualizado: Jun 17



Essas são as pequenas e delicadas flores da mangueira (Mangifera indica), árvore da família Anacardiaceae que produz a manga. 


Nativa nas florestas do sul e sudeste da Ásia e introduzida em várias regiões do Mundo, no Brasil ela chegou trazida pelos colonizadores portugueses no século XVI, sendo uma das espécies que melhor se adaptou ao nosso clima.


A mangueira é uma árvore frutífera de grande porte, capaz atingir 40 metros de altura. Suas folhas são perenes, simples, alternas, lanceoladas e coriáceas, medindo entre 15 e 35 centímetros de comprimento e de 6 a 16 centímetros de largura. 


As flores são agrupadas em inflorescências (chamadas panículas) nas extremidades dos ramos e podem conter entre centenas e milhares de flores. As flores da mangueira são de dois tipos: hermafroditas e estaminadas (flores masculinas que não produzem frutos),  medem 6 milímetros e duram três dias. São polinizadas por vários insetos, principalmente abelhas e moscas.


O período entre a floração e o amadurecimento das mangas pode levar de 100 a 150 dias, dependendo das condições ambientais.


Por: Patrícia Dijigov


#mangueira #Mangiferaindica #Mangifera #flores

0 visualização
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73