top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Tapete-inglês



O tapete-inglês, persicária ou polígono-de-jardim (Persicaria capitata) é uma planta herbácea e rasteira da família Polygonaceae, de origem asiática, nativa do Himalaia, Butão, Índia, Tailândia, Vietnã, Nepal, Sri Lanka e sul da China.


Amplamente cultivada como forração ornamental de jardins em regiões de clima tropical, subtropical e temperado, é muito utilizada pela medicina chinesa em tratamentos diversos do sistema urinário.



Cresce entre 15 e 20 centímetros de altura, possui folhas pequenas e verdes com margens e nervuras avermelhadas, apresentando desenho angular em "v" de cor escura. É extremamente ramificada e de rápido crescimento, podendo ser podada.


A floração é intensa e ocorre predominantemente nos meses de verão e outono, embora em muitas regiões floresça o ano todo. As inflorescências são terminais e tem formato globoso, com pequenas flores de cor verde e rosa.



Seu cultivo pode ser ao Sol pleno ou meia sombra, em solo fértil e com boa drenagem. As regas devem ser regulares para manter o solo úmido, sendo que a planta tolera pequenos períodos de seca. Em jardins, a planta pode compor maciços e bordaduras, além do seu efeito de forração e cobertura entre pedras.


A multiplicação pode ser feita por divisão da planta ou ramos enraizados e por sementes. Também pode ser cultivada em floreiras ou em vasos como planta pendente.


Anteriormente esta espécie era identificada pelo nome Polygonum capitatum


Por: Patrícia Dijigow



929 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page