Asplênio: uma planta de luz difusa

Atualizado: 16 de ago. de 2021


O asplênio também recebe o nome popular de ninho-de-passarinho.

Asplenium é um gênero de plantas terrestres da família Aspleniaceae (Filo Tracheophyta), que abrange mais de 700 espécies, e são conhecidas popularmente por asplênio, ninho-de-passarinho ou ninho-de-ave, devido à forma de roseta de distribuição das folhas.


São plantas que apresentam parentesco com as samambaias e se reproduzem por esporos. Quando surgem padrões lineares ou oblongos no verso das folhas (e que muitas pessoas imaginam se tratar de alguma praga ou doença) é um indício que a planta está na fase reprodutiva: essas estruturas recebem o nome de soros e o padrão de distribuição varia conforme a espécie (fotos abaixo).




Existe uma grande variedade de asplênios, com folhas lisas ou onduladas. Um dos mais famosos no cultivo de plantas é o Asplenium nidus, de origem asiática. É uma planta epífita, hemiepífita, rupícola ou terrícola, perene com folhas longas e brilhantes de grande valor ornamental, que nascem enroladas. Seu crescimento é lento mas pode atingir até 90 centímetros de comprimento.



Deve ser cultivado à luz difusa, em solo rico e