top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Como atrair borboletas para o jardim




As borboletas são grandes aliadas na polinização das flores, contribuindo com a produção de frutos e sementes e a propagação das plantas. São insetos que constituem a Ordem Lepidoptera, na qual também estão incluídas as mariposas. Há um grande número de espécies de borboletas, cada uma mais colorida do que a outra e com diferentes e intrigantes estratégias de sobrevivência.


Um jardim ecologicamente equilibrado irá dispor de um grande número de visitantes, entre eles, as borboletas - e sua graciosidade é um charme que deve compor todo jardim.


O agrônomo paisagista Gabriel Kehdi (professor do curso Agro para paisagistas) e adepto da jardinagem orgânica, do paisagismo ecológico e manejo sustentável, sugere uma lista de plantas de sol pleno que podem ser cultivadas para atrair as borboletas para os jardins:


- Camaradinha (Lantana camara)

- Planta chocolate (Heliotropium arborescens)

- Capitão (Zinnia sp.)

- Cosmo amarelo (Bidens sulphureus)

- Brinco-de-princesa (Fuchsia sp.)

- Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora)

- Budléia (Buddleja davidii)

- Flamboyanzinho (Caesalpinia pulcherrima)

- Maracujá (Passiflora alata)

- Salvia azul (Salvia farinacea)

- Salvia bicolor (Salvia leucantha)

- Margarida azul (Felicia amelloides)

- Falsa mirra (Tetradenia riparia)

- Cravina (Dianthus chinensis)



Além de atraírem as borboletas, são belíssimas opções para compor maciços no jardim! E segundo os princípios da permacultura, uma planta poderosa sempre terá mais de uma função no jardim.


Kehdi lembra que toda borboleta foi, obrigatoriamente, uma lagarta - e elas gostam de se alimentar das plantas no jardim. Por este motivo, é necessário prestar atenção aos sinais de um ambiente em desequilíbrio.




469 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page