top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Cactos: dicas de leitura

Atualizado: 13 de jul. de 2021



A família Cactaceae é uma das mais populares e queridas do Reino Vegetal: as adaptações a variados ambientes, a presença de espinhos e as grandes flores encantam colecionadores e cultivadores de plantas no mundo todo.


Porém, a coleta predatória e extração de espécies da Natureza, torna a família Cacteaceae uma das mais vulneráveis e ameaçadas.


Listamos aqui algumas sugestões de publicações, indicadas pelo Biólogo e Doutor em Botânica Diego Rafael Gonzaga (do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro). Ele foi nosso convidado na conversa "Cactos, além dos espinhos" - transmissão online realizada pelo Instagram da Escola de Botânica no dia 11/06/2020. É possível assistir o encontro aqui:


A publicação Cactos do Rio Grande do Sul (foto por Felipe Fontoura) traz 15 anos de pesquisas e documentação fotográfica, realizadas após mais de 50 expedições a campo.


Amplamente ilustrado e de linguagem acessível, este trabalho permite a familiarização de 65 espécies descritas com informações morfológicas, distribuição fitogeográfica e situação ambiental e da condição de vulnerabilidade.


O trabalho traz a constatação de que algumas espécies possuem populações inferiores a 500 plantas na natureza.


Disponível para consulta e download gratuito, além de ampliar o conhecimento sobre esta família de plantas, a publicação propõe um compromisso com a preservação ambiental e valorização da nossa flora.


Link para acessar a publicação:


Mais sugestões para quem deseja se aprofundar nos estudos sobre as cactáceas:


- Plano de Ação Nacional para Conservação das Cactáceas

Disponível online:


- The New Cactus Lexicon Illustrations

David Hunt, Nigel Taylor and Graham Charles

dh books (2013)


- Cacti - Biology and Uses

Park S Nobel

University of California Press (2002)


- The Cactus Family

Edward Anderson

Timber Press (2001)



Por: Patrícia Dijigow


249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page