Cactos: dicas de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2021

A família Cactaceae é uma das mais populares e queridas do Reino Vegetal: as adaptações a variados ambientes, a presença de espinhos e as grandes flores encantam colecionadores e cultivadores de plantas no mundo todo.
Porém, a coleta predatória e extração de espécies da Natureza, torna a família Cacteaceae uma das mais vulneráveis e ameaçadas.
Listamos aqui algumas sugestões de publicações, indicadas pelo Biólogo e Doutor em Botânica Diego Rafael Gonzaga (do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro). Ele foi nosso convidado na conversa "Cactos, além dos espinhos" - transmissão online realizada pelo Instagram da Escola de Botânica no dia 11/06/2020. É possível assistir o encontro aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Oa5NTiMz6gs
A publicação Cactos do Rio Grande do Sul (foto por Felipe Fontoura) traz 15 anos de pesquisas e documentação fotográfica, realizadas após mais de 50 expedições a campo.
Amplamente ilustrado e de linguagem acessível, este trabalho permite a familiarização de 65 espécies descritas com informações morfológicas, distribuição fitogeográfica e situação ambiental e da condição de vulnerabilidade.
O trabalho traz a constatação de que algumas espécies possuem populações inferiores a 500 plantas na natureza.