Oncidium: a orquídea chuva-de-ouro


As flores da chuva-de-ouro.

Chuva-de-ouro ou oncídio são os nomes dados às mais diferentes espécies do gênero Oncidium, da família botânica Orchidaceae, a família das orquídeas. São plantas nativas das Américas, ocorrendo desde o México até toda a América do Sul. Existem mais de 330 espécies, sendo poucas reconhecidas como exclusivamente brasileiras.

A maioria das espécies de Oncidium é epífita, ou seja, vive apoiada sobre outras árvores, mas algumas são observadas na natureza como terrícolas, vivendo no solo. As inflorescências apresentam quase sempre inúmeras flores, entretanto há registro de espécies que apresentam apenas uma flor.


A principal característica deste gênero é a presença de um calo situado na base do labelo da flor, uma das pétalas que é totalmente diferente das outras. Essas, por sua vez, são geralmente amarelas, com marcas castanhas ou castanho-avermelhadas, ou castanhas com manchas amarelas, ou ainda, mais raramente, brancas, rosadas ou lilases. As folhas são lisas, intensamente verdes e variam de tamanho de acordo com a espécie.



A maior parte das espécies conhecidas e comercializadas de chuva-de-ouro possuem flores amarelas, porém as diversas tonalidades de cores fizeram com que fosse alvo de extração de forma predatória na natureza. No Brasil, em toda a costa Leste, onde havia predominância da Mata Atlântica, as espécies do gênero Oncidium foram indiscriminadamente extraídas da natureza para serem comercializadas como plantas decorativas.


São plantas que se multiplicam facilmente pelo desenvolvimento dos pseudobulbos, parte do caule mais adensado que garante a reserva de água e nutrientes para as mais diferentes espécies de orquídeas. Já foram registradas no Brasil mais de 100 diferentes espécies, porém os especialistas perceberam que esse grande número de indivíduos registrados representam variedades, uma vez que as espécies de Oncidium apresentam grande variabilidade na forma de suas flores e folhas, nos diferentes ambientes em que vivem em quase todo o território brasileiro.