top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Cogumelo no vaso

Atualizado: 21 de jun. de 2023



Anteriormente classificados como vegetais, os fungos constituem um grupo independente das plantas, chamado Reino Fungi, e estão mundialmente distribuídos nos mais diferentes tipos de ambientes.



Extremamente importantes, os fungos são os principais decompositores da matéria orgânica e desempenham um papel essencial nos ciclos de nutrientes. Ao decompor folhas, madeiras e gravetos, por exemplo, devolvem nutrientes ao solo, que são novamente absorvidos pelas plantas.


Embora alguns fungos sejam utilizados para a produção de medicamentos, bebidas ou como alimento, a grande maioria das espécies permanece desconhecida, carecendo ainda de muitas pesquisas científicas: desde levantamento de espécies ainda não catalogadas até análises que comprovem sua composição química ou utilização segura como alimento.


Por este motivo jamais consuma fungos ou cogumelos sem antes saber com precisão se a espécie é comestível. Muitas espécies apresentam compostos químicos tóxicos e que são nocivos à saúde humana.

Os cogumelos são a parte reprodutiva de alguns fungos denominados basidiomicetos e ascomicetos. Essa estrutura já foi chamada de corpo frutífero ou corpo de frutificação mas atualmente o termo proposto e mais aceito por cientistas e pesquisadores é esporocarpo. É no esporocarpo que se desenvolvem as estruturas produtoras de esporos.


O surgimento de cogumelos em vasos de plantas ou nos jardins é um indicativo da presença de matéria orgânica e também de umidade, fatores que são ideais para o crescimento de fungos. Eles geralmente surgem após períodos de chuva e em locais mais sombreados, ricos em matéria orgânica.


Os cogumelos quando surgem nos vasos ou no solo não trazem prejuízo às plantas (ao contrário de outras espécies de fungos que podem causar danos e doenças em vegetais).


Os fungos podem ser decompositores, mutualísticos ou parasitas - e os cogumelos são decompositores, que se alimentam de matéria morta ou de compostos do solo e disponibilizam nutrientes para as plantas.


Não há necessidade de removê-los, mas caso prefira retirá-los devido à presença de crianças pequenas ou animais de estimação, a recomendação é que utilize luvas.






10.244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


Komentowanie zostało wyłączone.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page