Mini-abacaxi: o ananás ornamental



Ananas é o nome do gênero botânico da família Bromeliaceae (que inclui as bromélias), ao qual pertencem todas as espécies de abacaxi, que são plantas nativas da América Central e do Sul. Os Ananas são conhecidos popularmente por abacaxi, abacaxi-silvestre, ananas e ananás.


São plantas terrestres, cujas suas folhas formam uma roseta aberta, que ao contrário da maioria das bromélias, não acumula água em seu tanque. As folhas são muito resistentes, geralmente pontiagudas e com muitos espinhos em suas bordas. A inflorescência é simples, ovalada e apresenta uma coroa de folhas no topo.


As flores são pequenas, geralmente rosadas ou arroxeadas. O popular abacaxi é chamado pela Botânica de pseudofruto, já que são inúmeros pequenos frutos reunidos formando uma infrutescência.



A espécie mais cultivada no mundo é a Ananas comosus, que no Brasil apresenta as variedades pérola, branco, Smooth Cayenne e jupi, todas cultivadas no território brasileiro. O Estado do Rio Grande do Norte lidera a produção nacional. A Costa Rica e o Brasil são os maiores produtores mundiais de abacaxis.


Os mini-abacaxis são plantas originadas a partir da variedade Ananas comosus var. microstachys que também ocorre no Brasil, e que passaram por métodos de cultivo, perdendo seus espinhos nas folhas para facilitar a comercialização. Na natureza é uma espécie de ananás de pequeno porte, sendo próxima do tamanho das plantas que são cultivadas atualmente.