top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Primeira Feira Botânica

Atualizado: 18 de jan. de 2023


No dia 17/12/2022 (sábado), a Escola de Botânica estará aberta para a primeira edição da Feira Botânica, das 11 às 17h.


Nesta data será possível adquirir aquele presente especial para você ou para uma pessoa querida que ama plantas e natureza. Teremos arranjos em redomas de vidro, arte em cerâmica, ilustrações botânicas, aquarelas, posters, guirlandas, produtos de higiene íntima, calendário lunar, livros, chaveiros e muito mais.

Além da oportunidade de conhecer os lindos trabalhos de parceiras, parceiros e estudantes de nossos cursos, nesta ocasião será possível conhecer nosso gabinete de curiosidades onde acontecem as aulas, encontros do Clube de Botânica e do Selvagem Ciclo de Estudos.


Conheça quem estará com a gente neste sábado especial:


Astronomia no Verde


O Astronomia no Verde é um projeto criado pelo físico e professor de Astronomia Eder Canalle, voltado ao ensino da Astronomia em meio à natureza.


O calendário lunar foi desenvolvido com imagens reais da Lua, demonstrando o aspecto da face visível durante o ano de 2023. Exibe e explica as Lunações, eclipses que ocorrerão no ano, além das quatros principais fases lunares: Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante.

Os chaveiros das constelações ilustram a posição das estrelas como nas cartas da União Astronômica Internacional - IAU, assim estando na disposição real em que se apresentam no céu da natureza. O nome da constelação consta como o oficial em Latim.



Pequeno Guia da Botânica Modernista


O Pequeno Guia da Botânica Modernista, da arquiteta e pesquisadora Ana Carolina Carmona Ribeiro, une interpretações artísticas, paisagísticas e conhecimento botânico através de uma abordagem multidisciplinar sobre espécies vegetais representadas pelo olhar dos artistas que inauguraram o movimento modernista no Brasil, como Lasar. Segall, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e muitos outros.

O livro foi lançado em 2021 com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e relançado em 2022.



Estúdio Cipó


O Cipó Estúdio foi criado por Carol Simó, artista visual que apresenta como característica marcante a produção de desenhos feitos com nanquim sobre papel e tela de detalhes da flora. Cada elemento criado, representa a sua percepção pelas fases que a flora passa com o transcorrer dos meses.

Os ciclos da natureza são interpretados pela artista e assim traduzidos em linhas e formas que transmitem elementos característicos de uma única espécie ou mesmo a combinação de diferentes espécies em uma única árvore.



Hel Atelier


Criado pela gestora de projetos sociais, curiosa das plantas, aprendiz de paisagismo, botânica e artista floral Helen Teixeira Cordeiro, o Hel Atelier é o espaço de criação de diversos objetos de decoração com partes de plantas secas como arranjos em redomas de vidro, guirlandas e enfeites.

As peças são criações afetivas cuidadosamente trabalhadas em paletas de cores suaves.



Mari e as plantas


Mari Garcia é designer gráfico, ilustradora e cuidadora de plantas, que compartilha muitas de suas experiências e aprendizados junto ao reino vegetal nas redes sociais. Suas criações artísticas são inspiradas na beleza das diferentes cores e formas da natureza.

Para a primeira edição da feira, Mari trará pôsteres da Família Araceae (que inclui as costelas-de-adão, filodendros e guaimbés) e da Ordem de insetos Lepidoptera (que agrupa as mariposas e borboletas), além de incensários em forma de folhas.



Sabor de Fazenda


O Sabor de Fazenda Ervas e Temperos é um viveiro fundado em 1993, localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo e coordenado por Silvia Jeha, Sabrina Jeha, Ronaldo Lima e equipe de jardinistas. Neste espaço predominam os aromas das ervas e o delicioso frescor da natureza.

O viveiro é um espaço de inspiração, conexão e reconexão com a natureza, a agricultura urbana e a cultura do cultivo e uso de ervas e temperos, onde são produzidas 170 espécies de mudas 100% orgânicas de ervas, temperos, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O espaço também oferece uma série de atividades para crianças e adultos.



Nuaá


A Nuaá é uma empresa desenvolvida por mulheres que preza pelo uso de ingredientes naturais e alia sustentabilidade, natureza e biotecnologia, para oferecer produtos veganos e cruelty free, voltados para o cuidado íntimo do corpo.

Sua linha de produtos é livre de parabenos, silicones e sulfatos, não utiliza fragrâncias ou corantes industrializados e visa conectar mulheres em todas os ciclos e fases da vida que buscam por autoconhecimento, saúde e bem estar.



Ubu Editora

Lançada em 2016, a Ubu tem como vocação participar do debate contemporâneo publicando sobretudo nas áreas de antropologia, filosofia, psicanálise, literatura clássica, design e artes visuais. Com autores de referência em seus campos, a editora atua em três frentes: formação de fundo de catálogo universitário, participação ativa no debate contemporâneo e produção de edições caprichadas de obras clássicas.

Para a primeira edição da Feira Botânica, a Ubu trará as publicações de Stefano Mancuso, Charles Darwin, Merlin Sheldrake e Hanna Limulja, entre outras.




Primeira Feira Botânica

Sábado, dia 17/12/2022, das 11 às 17h, na Escola de Botânica

Rua João Elías Saada, 105 - Pinheiros - São Paulo.

A entrada é gratuita.


Os pagamentos poderão ser realizados por PIX ou cartão de débito ou crédito.

Não há reserva de produtos nem venda por internet.


Esperamos você!


Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


Opmerkingen zijn uitgezet.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras