Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Primeira Feira Botânica

Atualizado: 18 de jan. de 2023

No dia 17/12/2022 (sábado), a Escola de Botânica estará aberta para a primeira edição da Feira Botânica, das 11 às 17h.

Nesta data será possível adquirir aquele presente especial para você ou para uma pessoa querida que ama plantas e natureza. Teremos arranjos em redomas de vidro, arte em cerâmica, ilustrações botânicas, aquarelas, posters, guirlandas, produtos de higiene íntima, calendário lunar, livros, chaveiros e muito mais.

Além da oportunidade de conhecer os lindos trabalhos de parceiras, parceiros e estudantes de nossos cursos, nesta ocasião será possível conhecer nosso gabinete de curiosidades onde acontecem as aulas, encontros do Clube de Botânica e do Selvagem Ciclo de Estudos.

Conheça quem estará com a gente neste sábado especial:

Astronomia no Verde

O Astronomia no Verde é um projeto criado pelo físico e professor de Astronomia Eder Canalle, voltado ao ensino da Astronomia em meio à natureza.

O calendário lunar foi desenvolvido com imagens reais da Lua, demonstrando o aspecto da face visível durante o ano de 2023. Exibe e explica as Lunações, eclipses que ocorrerão no ano, além das quatros principais fases lunares: Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante.

Os chaveiros das constelações ilustram a posição das estrelas como nas cartas da União Astronômica Internacional - IAU, assim estando na disposição real em que se apresentam no céu da natureza. O nome da constelação consta como o oficial em Latim.

Pequeno Guia da Botânica Modernista

O Pequeno Guia da Botânica Modernista, da arquiteta e pesquisadora Ana Carolina Carmona Ribeiro, une interpretações artísticas, paisagísticas e conhecimento botânico através de uma abordagem multidisciplinar sobre espécies vegetais representadas pelo olhar dos artistas que inauguraram o movimento modernista no Brasil, como Lasar. Segall, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e muitos outros.

O livro foi lançado em 2021 com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e relançado em 2022.

Estúdio Cipó

O Cipó Estúdio foi criado por Carol Simó, artista visual que apresenta como característica marcante a produção de desenhos feitos com nanquim sobre papel e tela de detalhes da flora. Cada elemento criado, representa a sua percepção pelas fases que a flora passa com o transcorrer dos meses.

Os ciclos da natureza são interpretados pela artista e assim traduzidos em linhas e formas que transmitem elementos característicos de uma única espécie ou mesmo a combinação de diferentes espécies em uma única árvore.

Hel Atelier

Criado pela gestora de projetos sociais, curiosa das plantas, aprendiz de paisagismo, botânica e artista floral Helen Teixeira Cordeiro, o Hel Atelier é o espaço de criação de diversos objetos de decoração com partes de plantas secas como arranjos em redomas de vidro, guirlandas e enfeites.

As peças são criações afetivas cuidadosamente trabalhadas em paletas de cores suaves.

Mari e as plantas

Mari Garcia é designer gráfico, ilustradora e cuidadora de plantas, que compartilha muitas de suas experiências e aprendizados junto ao reino vegetal nas redes sociais. Suas criações artísticas são inspiradas na beleza das diferentes cores e formas da natureza.

Para a primeira edição da feira, Mari trará pôsteres da Família Araceae (que inclui as costelas-de-adão, filodendros e guaimbés) e da Ordem de insetos Lepidoptera (que agrupa as mariposas e borboletas), além de incensários em forma de folhas.

Sabor de Fazenda

O Sabor de Fazenda Ervas e Temperos é um viveiro fundado em 1993, localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo e coordenado por Silvia Jeha, Sabrina Jeha, Ronaldo Lima e equipe de jardinistas. Neste espaço predominam os aromas das ervas e o delicioso frescor da natureza.

O viveiro é um espaço de inspiração, conexão e reconexão com a natureza, a agricultura urbana e a cultura do cultivo e uso de ervas e temperos, onde são produzidas 170 espécies de mudas 100% orgânicas de ervas, temperos, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O espaço também oferece uma série de atividades para crianças e adultos.

Nuaá

A Nuaá é uma empresa desenvolvida por mulheres que preza pelo uso de ingredientes naturais e alia sustentabilidade, natureza e biotecnologia, para oferecer produtos veganos e cruelty free, voltados para o cuidado íntimo do corpo.

Sua linha de produtos é livre de parabenos, silicones e sulfatos, não utiliza fragrâncias ou corantes industrializados e visa conectar mulheres em todas os ciclos e fases da vida que buscam por autoconhecimento, saúde e bem estar.

Ubu Editora

Lançada em 2016, a Ubu tem como vocação participar do debate contemporâneo publicando sobretudo nas áreas de antropologia, filosofia, psicanálise, literatura clássica, design e artes visuais. Com autores de referência em seus campos, a editora atua em três frentes: formação de fundo de catálogo universitário, participação ativa no debate contemporâneo e produção de edições caprichadas de obras clássicas.

Para a primeira edição da Feira Botânica, a Ubu trará as publicações de Stefano Mancuso, Charles Darwin, Merlin Sheldrake e Hanna Limulja, entre outras.

Primeira Feira Botânica

Sábado, dia 17/12/2022, das 11 às 17h, na Escola de Botânica

Rua João Elías Saada, 105 - Pinheiros - São Paulo.

A entrada é gratuita.

Os pagamentos poderão ser realizados por PIX ou cartão de débito ou crédito.

Não há reserva de produtos nem venda por internet.

Esperamos você!