A gigantesca "flor-cadáver"


A flor-cadáver é na verdade uma inflorescência.

A espécie Amorphophallus titanum, popularmente conhecida como jarro-titã ou "flor-cadáver" (na verdade, uma inflorescência), é um dos grandes destaques em diversos Jardins Botânicos quando floresce: sua inflorescência dura apenas 72 horas, podendo atingir 3 metros de altura, atração capaz de promover muitas filas com milhares de visitantes, pelo raro espetáculo visual e olfativo.


Por dia, a inflorescência pode crescer até 16,6 centímetros. Esse rápido crescimento é possível graças ao grande tubérculo subterrâneo que armazena toda a energia produzida pela planta através da fotossíntese realizada pelas folhas.


Seu nome científico Amorphophallus titanum significa falo gigante sem forma.


Na questão de tamanho, é necessário esclarecer que flores e inflorescências são estruturas diferentes, de modo que a espécie Rafflesia arnoldii é considerada a maior flor do mundo, enquanto que as maiores inflorescências são da palmeira Corypha umbraculifera (maior inflorescência ramificada) e da Amorphophallus titanum, que é considerada a maior inflorescência não ramificada do mundo.