top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A flor-de-cera



Hoya é um gênero de plantas da família Apocynaceae, que abrange mais de 530 espécies diferentes (segundo Royal Botanic Gardens, Kew), algumas conhecidas popularmente como flor-de-cera ou flor-de-porcelana.

A flor-de-cera mais famosa é a Hoya carnosa, uma planta semi-herbácea e originária da China, Japão, Laos e Taiwan. Durante muito tempo foi a única espécie de flor-de-cera disponível no mercado, por isso sua grande popularidade no cultivo em diversas regiões do mundo.


Suas folhas são opostas e coriáceas e as flores são brancas ou cor-de-rosa, com o centro avermelhado, reunidas em inflorescências pendentes e bem duradouras, com formato de umbela. O aspecto ceroso das flores popularizou o nome da planta. Durante a noite, o doce aroma das flores se intensifica para atrair insetos noturnos que farão o serviço da polinização.

Seu cultivo deve ser feito à meia-sombra ou luz difusa, em solo bem drenável é rico em matéria orgânica. O Sol direto pode queimar flores e folhas nas horas mais quentes do dia. A espécie é relativamente resistente a temperaturas mais baixas, vivendo melhor na faixa entre 15 e 25ºC, livre de correntes de ar. O crescimento é lento, sendo ideal cultivá-la na proximidade de suportes como treliças, percolados ou grades. Em casas e apartamentos geralmente é cultivada como pendente. As regas devem ser espaçadas. A multiplicação pode ser feita por estaquia ou alporquia.



680 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page