top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Frederico Carlos Hoehne, um memorável botânico brasileiro

Atualizado: 9 de set. de 2021

O Dia Nacional da Botânica, 17 de abril, foi instituído em 1994 em homenagem aos 200 anos do nascimento de Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), naturalista alemão que contribuiu imensamente para os registros da flora brasileira após três anos de expedição, consolidada na obra Flora Brasiliensis.



O homenageado de hoje, no dia Nacional da Botânica é o botânico brasileiro Frederico Carlos Hoehne, pioneiro no campo da proteção à natureza do Brasil. Hoehne nasceu em Juiz de Fora, MG no ano de 1882 em uma época que os naturalistas estrangeiros ainda faziam investigações sobre a flora brasileira. Com 8 anos de idade deu início a sua coleção de orquídeas e esse interesse da infância rendeu a ele, na vida adulta o título de maior especialistas em orquídeas do Brasil e um dos mais renomados mundialmente.


Aos 17 anos, inicia de forma autodidata, seus estudos sobre orquídeas e plantas brasileiras. Sua especialização e envolvimento com os estudos rendeu futuramente o convite para ser jardineiro chefe do Museu Nacional do Rio de Janeiro onde deu início à uma longa trajetória de amor e envolvimento com a ciência. Participou de importantíssimas expedições científicas, atuou em diversas instituições de pesquisas brasileiras e se mudou para São Paulo em 1917 para assumir o cargo de chefe do Departamento de Botânica do Instituto Butantã. Atuou na Seção de Botânica do Museu Paulista, no Instituto Biológico, projetou o Jardim Botânico de São Paulo e fundou o Instituto de Botânica, uma das mais importantes instituições de pesquisa da área no mundo.


O legado de Frederico Carlos Hoehne se estende para atualidade pois sua vida foi dedicada à conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, propagou a importância das árvores nativas para as áreas urbanas, apontou a necessidade de preservação das florestas e ambientes naturais do Brasil, da conservação de espécies, além de ser um dos pioneiros nas práticas de educação ambiental. Hoehne deixou mais de 600 publicações entre artigos, matérias e livros, que possibilitaram à ciência uma amplitude no conhecimento sobre a flora brasileira.


Que o Dia Nacional da Botânica seja sempre uma data para que possamos lembrar da importância dos profissionais que dedicam a vida a compreender e preservar as plantas brasileiras.

318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page