top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Fritz Müller 200 Anos: legado que ultrapassa fronteiras



O naturalista, botânico, médico e professor de Matemática e Ciências Naturais Johann Friedrich Theodor Müller, também conhecido por Fritz Müller ou ainda Müller-Desterro (1822 – 1897) foi um dos pioneiros no apoio à teoria da evolução apresentada por Charles Darwin, com quem desenvolveu uma forte amizade e manteve um longo histórico de troca de correspondências e informações científicas.


Em 1852, aos 30 anos de idade, Fritz Müller imigrou da Alemanha para Santa Catarina (Blumenau),onde viveu entre Blumenau e Florianópolis, em região então conhecida como Nossa Senhora do Desterro, ou simplesmente Desterro, até sua morte em 1897. 


Apaixonado por História Natural, fez estudos reveladores sobre a fauna de invertebrados marinhos que lhe deram projeção internacional. Foi em Desterro/Florianópolis que conheceu a obra A Origem das Espécies por meio de Seleção Natural, de Charles Darwin, que o motivou a se aprofundar em estudos e observações que já vinha fazendo. Foi o primeiro a testar em campo as ideias de Darwin. Suas investigações resultaram na publicação na Alemanha do livro “Für Darwin” (Para Darwin) repleto de evidências muito bem fundamentadas que deram suporte científico à nova teoria.


As pesquisas de Fritz Müller foram logo reconhecidas e aceitas por Darwin, que solicitou permissão para a tradução do livro para o inglês, arcando pessoalmente com todos os custos.


Müller estudou as interações Inseto-Planta e realizou inúmeras observações em plantas trepadeiras, orquídeas e bromélias. Dotado de grande aptidão para o desenho, representava suas observações realizadas a olho nu, ou por meio de um simples microscópio de baixa resolução, em ambiente considerado inóspito e pouco favorável ao desenvolvimento da ciência, se comparado às condições encontradas na Alemanha no mesmo período. 


Interessou-se em especial por invertebrados, como crustáceos, medusas e insetos, em especial insetos aquáticos e insetos sociais, deixando ainda em sua obra seus estudos sobre a vasta biodiversidade da Mata Atlântica em Santa Catarina e a concepção do mecanismo conhecido por Mimetismo Mülleriano.


Assim como Charles Darwin, Fritz Müller foi um cientista inovador que alterou o rumo da ciência mundial sobre a natureza, sendo considerado o maior naturalista brasileiro do século XIX.


Foi professor de ensino secundário por 11 anos no Liceu Provincial em Desterro (atual Colégio Catarinense), lecionando Matemática e Ciências Naturais, Física e Química e introduzindo pela primeira vez aulas práticas. Ocupou o cargo de Naturalista Viajante do Museu Nacional do Rio de Janeiro por 15 anos. Deixou mais de 260 escritos científicos em diferentes línguas (inglês, alemão e português), projetando o nome do Brasil e de Santa Catarina para toda a Europa.


Em homenagem ao seu bicentenário, o livro "Fritz Müller 200 Anos: legado que ultrapassa fronteiras" foi lançado pelo grupo Grupo Desterro Fritz Müller, com o apoio de diversas parcerias. Reunindo textos de seu legado, a publicação é fruto de uma série de palestras sobre o naturalista, que foram apresentadas em sistema on-line, no período entre 30 de junho e 08 de agosto de 2020. As palestras procuraram abranger diferentes aspectos da extensa obra naturalística de Fritz Müller, dentro de um contexto histórico, científico e educacional. 


Para saber mais sobre a vida de Fritz Müller e baixar o e-book gratuitamente, visite a página:


496 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page