top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Livro: A arca de Noé das frutas nativas brasileiras



Dividido em 22 capítulos e ilustrado pelo artista plástico pernambucano Jáder Cysneiros, o livro A Arca de Noé das Frutas Nativas Brasileiras aborda os bancos genéticos de espécies frutíferas nativas, que são mantidos pela Embrapa em diversas localidades do Brasil.


A publicação é produto final do projeto Bancos Ativos de Germoplasma de Fruteiras Nativas, coordenado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e vinculado ao portfólio de Recursos Genéticos da Embrapa, e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE).


A pesquisa para a publicação teve a participação de 32 pesquisadoras e pesquisadores de dez diferentes centros de pesquisa da Embrapa espalhados pelo Brasil.



Destacando as frutas nativas como um precioso tesouro da biodiversidade brasileira, a publicação traz temas como o uso popular das frutas nativas, uma tradição ameaçada; os bancos genéticos de fruteiras nativas propriamente ditos; ações de conservação in situ (nos seus ambientes naturais) de fruteiras nativas; cultivares geradas a partir dos bancos e ao final também destaca os desafios e o futuro dos bancos genéticos de fruteiras nativas.


De valor inestimável para a alimentação da população, as frutas tanto frescas como secas (e subprodutos) movimentam a agricultura e os comércios nacional e internacional, motivo pelo qual desde a sua criação, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), investe em pesquisas voltadas para a conservação dos recursos genéticos e melhoramento de espécies frutíferas nativas.



Enquanto muitas espécies frutíferas nativas movimentam o mercado econômico com suas cadeias produtivas definidas, como o abacaxi, o caju e o maracujá, outras ainda estão em processo de domesticação, ou apresentam lacunas nos seus sistemas de produção, como é o caso do cupuaçu, da mangaba, do umbu e do bacuri, por exemplo.


A Embrapa (que disponibiliza gratuitamente a publicação em formato digital) abriga o maior repositório de frutas nativas conservadas ex situ do Brasil, com bancos genéticos únicos no mundo.


Conheça e baixe o livro no link abaixo:


1.829 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page