Manutenção de gramados durante o inverno




Durante o inverno os problemas decorrentes da falta de manutenção dos gramados se tornam mais evidentes. Manutenções regulares e cuidados com irrigação, corte e adubação são fundamentais para que a grama permaneça saudável.


O agrônomo paisagista Gabriel Kehdi, professor dos cursos Técnicas básicas de jardinagem e Agro para paisagistas aponta os erros mais comuns na manutenção dos gramados:


1. Não irrigar - a alta incidência de luz solar eleva as taxas de evapotranspiração e a necessidade de rega constante. A água é necessária para o metabolismo da planta, principalmente o da fotossíntese.

2. Não adubar - a grama também precisa de nutrientes para suas funções metabólicas. Solos pobres em nutrientes afetam a saúde e o desenvolvimento da planta. A adubação dos gramados deve ser realizada do início da primavera até o começo do outono.

3. Corte raso - reduz muito a área foliar capaz de fazer fotossíntese. Além de retardar o crescimento, deixa a grama mais enfraquecida e permite uma maior entrada de plantas não desejadas, que se instalam com mais facilidade no solo.