Publicação: Guia de plantas medicinais e aromáticas



Disponibilizado gratuitamente em formato e-book pela Secretaria de Agricultura de São Paulo, o Guia de plantas medicinais e aromáticas divulga informações sobre a descrição, orientações e formas de uso seguro de diversas espécies de plantas terapêuticas.


O guia permite que grupos de plantas de diversas espécies que são conhecidas popularmente por um mesmo nome (como por exemplo arnica, cidreira e erva-doce) sejam comparadas através de descritivos individuais com fotos.


Abaixo, da esquerda para a direita, as espécies Arnica montana, Aloe arborescens e Lippia alba são algumas das plantas incluídas no guia.



A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) trabalha desde a década de 1990, em projetos com plantas medicinais e aromáticas junto aos produtores rurais, grupo de mulheres e de jovens, em arranjos produtivos locais e em parceria com órgãos municipais das áreas da agricultura, saúde e educação. 


Através do levantamento de informações junto a esses grupos e das dúvidas mais frequentes por parte da população, o guia de autoria da Engenheira Agrônoma e Doutora Maria Cláudia Silva G. Blanco, integra conhecimento popular e pesquisas científicas, permitindo a utilização das informações como fonte de consulta para uso doméstico de plantas medicinais ou como início de atividade econômica, através de cultivos.