Hooker, o botânico e amigo de Charles Darwin

Atualizado: 24 de ago. de 2021

O botânico, explorador e naturalista inglês Sir Joseph Dalton Hooker nasceu em 1817 em Suffolk (Inglaterra), foi o mais importante botânico britânico do século XIX, colaborador e amigo próximo de Charles Darwin, com o qual trocava novas ideias sobre especiação e evolução.

Cursou Medicina na Universidade de Glasgow, onde seu pai (Sir William Jackson Hooker, 1785-1865) era professor de Botânica. Aos 22 anos foi escolhido para participar da expedição comandada por Sir James Clark Ross à Antártida em busca da posição do Pólo Sul Magnético, como cirurgião-ajudante à bordo do navio HMS Erebus.

Por seu conhecimento em Botânica, no segundo ano da expedição, foi promovido botânico oficial da expedição. O resultado dos três anos da viagem, renderam volumes de Flora Antarctica (1844–1847), Flora Novae-Zelandiae (1851–1853) e a Flora Tasmaniae (1853–1859).

Na sua viagem, encontrou fósseis de plantas, e junto com o seu amigo Charles Darwin, percebeu a importância do estudo das rochas para a determinação da evolução das espécies, se revelando um entusiasta da paleobotânica por toda a vida.

Em busca de novas plantas, em nova viagem de exploração teve como destino aventureiro as fronteiras do norte da Índia (1847–1851). O relato desta expedição foi publicado sob o título de The Himalayan Journals, em Calcutá.

Após o regresso, em colaboração com Thomas Thompson, se dedicou à publicação da série de volumes Flora Indica (1855). Ao longo de sua carreira e novas expedições, publicou muitas outras obras como Rhododendrons of Sikkim-Himalaya (1849–1851), ilustradas com litografias de Walter Hood Fitch, Introductory Essay to the Flora Tasmaniae, Vegetation of the Indian Empire, Students Flora of the British Isles e a monumental Genera plantarum (1860–1883).

Em 1855 foi nomeado diretor adjunto do Royal Botanic Gardens, Kew (Kew Gardens), e em 1865 sucedeu a seu pai no lugar de diretor, permanecendo pelos vinte anos seguintes. O dedicado trabalho da família Hooker trouxe renome mundial ao Kew Gardens. Aos 30 anos foi eleito membro da Royal Society e em 1873 foi escolhido presidente, cargo mantido até 1877. Junto com o geólogo Sir Charles Lyell, foi um dos primeiros apoiadores e defensores da obra A Origem das Espécies (Charles Darwin) em 1859.

Royal Botanic Gardens, Kew

Hooker faleceu em Londres em 1911, tendo em sua vida recebido medalhas honoríficas: Real, Copley e a Medalha Darwin, além da Ordem de Mérito, a mais alta condecoração britânica.