Livro: Noções morfológicas e taxonômicas para identificação botânica

Duas disciplinas que são fundamentais no estudo da Botânica são a morfologia vegetal (que estuda as formas e estruturas das plantas) e a taxonomia vegetal (ciência que encontra, identifica, descreve, classifica e nomeia plantas).


A identificação botânica é o primeiro passo para a pesquisa com plantas, pois os dados devem ficar ligados a um nome científico em Latim, e para chegar a esse nome, os taxonomistas precisam analisar criteriosamente amostras da planta, compará-las com amostras previamente determinadas no acervo de herbários e, finalmente, com a literatura especializada.


Para se coletar amostras vegetais, é preciso seguir metodologias específicas e os coletores devem ter noções gerais da morfologia, para que possam fazer as devidas anotações de campo que muito auxiliam no processo.


Detalhe da publicação ilustrando folhas compostas.

O livro Noções morfológicas e taxonômicas para identificação botânica, publicado e disponibilizado gratuitamente pela Embrapa (dos autores: Regina Célia Viana Martins-da-Silva, Antônio Sérgio Lima da Silva, Marília Moreira Fernandes e Luciano Ferreira Margalho) oferece informações básicas sobre taxonomia e morfologia, que auxiliarão no processo de identificação botânica e reconhecimento das principais famílias. 


Dividida em três capítulos (Introdução à Botânica, Coleta para identificação de espécimes botânicos e Caracterização das principais famílias botânicas que ocorrem na Amazônia Brasileira) o livro traz um glossário de alguns termos utilizados pela Botânica e conta com várias fotos e ilustrações que permitem a comparação e identificação de características importantes das famílias botânicas. 


Esta publicação é um ótimo guia de estudos para todas as pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre Botânica e compreender melhor as etapas científicas envolvidas nos diversos processos de identificação das plantas, como por exemplo os procedimentos de coleta, anotações de campo e o papel dos herbários.


Para baixar a publicação, clique no link abaixo:

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/992543/nocoes-morfologicas-e-taxonomicas-para-identificacao-botanica


#livro #morfologia #taxonomia #ciência #identificaçãobotânica #embrapa

422 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73