top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Jambeiro-vermelho


As flores do jambeiro-vermelho possuem numerosos estames.

O jambeiro-vermelho (Syzygium malaccense) é uma árvore que pertence à família Myrtaceae, que inclui espécies como a goiabeira, pitangueira, jabuticabeira e o eucalipto. Cresce entre 5 e 20 metros de altura.


Popularmente também conhecido como jambeiro, jambo-de-malaca, jambo-rosa, jambo-vermelho, jambo-roxo, jambroche e eugenia, é uma espécie originária da Indochina e Indonésia (nativa do arquipélago de Bismarck, Camboja, Laos, Malásia, Mianmar, Nova Guiné, Queensland, Ilhas Salomão, Tailândia, Vanuatu e Vietnã) e introduzida na África e nas Américas. No Brasil pode ser encontrado no Norte e Nordeste do país e nas regiões quentes do Sudeste.


As folhas do jambeiro-vermelho são simples e opostas, de cor verde-escura, glabras e lustrosas na face superior. Medem entre 15 e 30 centímetros de comprimento.



A planta também é cultivada no paisagismo e sua abundante floração proporciona um lindo espetáculo. As flores apresentam numerosos estames de cor vermelho-púrpura e surgem entre os meses de abril e junho. Uma única árvore é jambeiro é capaz de produzir aproximadamente 85 quilos de frutos.


Os jambos-vermelhos - os frutos do jambeiro são drupas carnosas e apresentam formato de pera e coloração intensamente vermelha quando maduros. Medem entre 6,37 e 7,85 centímetros de comprimento e entre 3,96 e 6,22 centímetros de diâmetro. São consumidos ao natural ou como ingrediente de refresco, compotas e geleias. A polpa é de cor branca e apresenta sabor adocicado e levemente ácido.


O fruto é rico em vitaminas A, B1 e B12, cálcio, ferro, fósforo, antocianinas e carotenoides. A principal antocianina encontrada no jambo-vermelho é a cianidina 3-glicosídeo e entre os carotenoides, destacam-se o licopeno e β-caroteno.



O jambeiro também é empregado na produção de corantes naturais pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.


A propagação do jambeiro pode ser feita por sementes, estaquia e alporquia.


O gênero Syzygium abrange outras espécies de jambo (como os jambeiros de flores brancas e frutos cor-de-rosa ou amarelos) e também o cravo-da-índia e o jamelão.



Por: Patrícia Dijigow




Leituras relacionadas:


Antocianinas: o filtro solar das plantas


A história do cravo-da-índia

945 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page