top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Manual dos remédios tradicionais Yanomami

Atualizado: 24 de fev. de 2021

O povo indígena Yanomami detém um amplo conhecimento cultural e prático sobre suas plantas de cura e apresentam um modo diferente de compreensão e relação com a Natureza, que é tratada como uma entidade viva com diversificada abrangência de relações dinâmicas entre todos os seres vivos: animais humanos ou não-humanos, plantas e fungos.

Os Yanomami são um dos maiores povos indígenas no Brasil, com população estimada em 35.000, dividida em aldeias na floresta amazônica, na fronteira entre Venezuela e Brasil.

Resultado de um longo trabalho de pesquisadores Yanomami, o “Manual dos remédios tradicionais Yanomami” foi lançado pelo Instituto Sócioambiental (ISA) e pela Hutukara Associação Yanomami em 2015, e foi inspirado na pesquisa do antropólogo Bruce Albert e do botânico William Milliken, realizada entre 1992 e 1994, que apresenta um extenso levantamento das plantas medicinais usadas pelos Yanomami para curar diferentes doenças.



O manual enfatiza o trabalho realizado para reapropriação e ampliação de uma pesquisa etnobotânica acadêmica que foi realizada há cerca de 20 anos, que inclui a atividade de jovens Yanomami, que realizam e produzem pesquisas autorais com o objetivo de fortalecer seus conhecimentos tradicionais e promover diálogos com outros conhecimentos indígenas e não indígenas.

O trabalho é voltado para o uso cotidiano dos Yanomami, e apresenta as plantas em ordem alfabética e por agrupamentos de remédios em função dos males abordados, visando manter essa cultura viva e essa sabedoria ativa, disseminando as práticas às novas gerações.

Para baixar a publicação, visite a página do Instituto Socioambiental (ISA): uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que possui um vasto acervo relativo a povos indígenas, populações tradicionais e meio ambiente.

Acesse o livro aqui:


952 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page