top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Dia mundial do meio ambiente



Celebrado em 5 de junho, o Dia mundial do meio ambiente tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.


Instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante conferência realizada em Estocolmo, em sua primeira data teve por tema central o Ambiente Humano, quando foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.



O consumo desenfreado desses recursos implica na perda constante de biodiversidade, afetando todas as formas de vida, inclusive nossa sobrevivência.


Dentre os problemas graves que afetam o meio ambiente através da ação humana, estão o desmatamento, o acúmulo de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, a inserção de espécies exóticas, o uso de combustíveis fósseis, a poluição, o desperdício de água e o esgotamento do solo.


Em 2024, o tema do Dia mundial do meio ambiente é focado na restauração de terras, na prevenção da desertificação e na construção de resiliência à seca, e apresenta o slogan "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração".



A Conferência de 1972 proporcionou um grande avanço na conscientização de governantes e populações, porém ainda faltam muitas ações e mudanças no modo de tratar as questões ambientais em todo o mundo.



"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos."


Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972.



Por: Patrícia Dijigow

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os comentários foram desativados.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page