top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

A floração da pata-de-vaca

Atualizado: 6 de out. de 2023



A pata-de-vaca (Bauhinia variegata) é uma planta de origem asiática (China, Índia e Vietnam) e uma das espécies mais populares na arborização urbana de muitas cidades das regiões Sul e Sudeste do Brasil, devido ao seu rápido crescimento. Suas folhas se caracterizam pelo aspecto bilobado.


Também conhecida por árvore-orquídea ou casco-de-vaca, pode atingir até 12 metros de altura e é uma espécie semidecídua, ou seja, que perde somente uma parte das folhas no outono.



A floração da pata-de-vaca acontece no final do inverno e durante a primavera. As flores são vistosas e pentâmeras, de cor lilás, com longos estames. A intensa floração atrai muitos insetos e aves silvestres.



A pétala superior da flor é modificada e apresenta cores mais intensas, o que confere o aspecto de orquídea, embora não haja relação entre as espécies. A pata-de-vaca é uma espécie da família Fabaceae e seus frutos são em forma de vagens longas e achatadas, deiscentes e de cor parda, que abrigam as sementes lenticulares. Existem variedades com flores brancas ou diferentes tons de rosa.



A pata-de-vaca é uma planta de Sol que tolera frio e geadas mas é sensível a ventos fortes. Deve ser cultivada em solo fértil e bem drenado, com regas regulares.


A multiplicação pode ser feita por sementes (após abertura das vagens), estaquia e alporquia de ramos semilenhosos.


O gênero Bauhinia abrange 192 espécies, incluindo a Bauhinia forficata, que é nativa do Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai.



Por: Patrícia Dijigow

3.022 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page