Plantas da Mata Atlântica: Floresta Estacional

Atualizado: Jun 17



A Mata Atlântica se estende à partir do litoral brasileiro, apresentando diferentes gradientes de temperatura e altitude, de grande riqueza de espécies que formam um mosaico com diferentes tipos de vegetação que se inicia na praia e adentra pelo continente.

No interior da mata, em terrenos planos e geralmente em solos férteis, existe a chamada Floresta Estacional, que foi intensamente devastada no último século. Essa floresta é caracterizada por uma maior diferença na quantidade de chuva ao longo das estações do ano: em resposta ao período seco ou mais frio, a maioria das árvores perde as suas folhas, voltando a recuperá-las no início das chuvas. Isso permite maior entrada de luz no interior da floresta, que gera um clima mais seco e caracteriza uma diferente composição de flora e fauna.

Algumas espécies decíduas da Floresta Estacional são árvores de grande porte e bem populares como angicos, jequitibás, perobas, paineiras e jacarandás.

A Floresta Estacional foi escolhida como tema para o livro, aliado a criação do Jardim Botânico de Piracicaba, cuja missão está relacionada à conservação das espécies desta vegetação, para conciliar pesquisas científicas relacionadas ao levantamento das espécies com a produção de material que auxiliará na definição das plantas que enriquecerão o jardim.

A publicação traz mais de 1.000 fotografias de plantas, além de conteúdo que auxilia no reconhecimento das espécies e na caracterização das florestas estacionais do Brasil.

Seu grupo de autores inclui biólogos, botânicos e engenheiros agrônomos, liderados por Vinicius Castro Souza, professor na Esalq-USP desde 1991 e Diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2016-17).

O livro pode ser adquirido diretamente com a editora @taxonbr.


Disponível aqui: www.taxonbrasil.com.br/botanica/guia-das-plantas-da-mata-atlantica-floresta-estacional

Por: Patrícia Dijigov


#livro #florestaestacional #mataatlântica #ecossistema #flora

0 visualização
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73