Exposição on-line: Terra terreno território

Atualizado: Set 26

A Exposição on-line Terra terreno território, da artista visual Dani Sandrini, é uma mostra virtual no formato de publicação organizada pelo Setor de Artes Visuais, através da Secretaria de Cultura - SECUL da Prefeitura de Chapecó. A idealização do modelo on-line para a exposição foi uma estratégia adotada para mitigar os impactos da Pandemia de COVID-19 que afeta o mundo, cujo primeiro caso diagnosticado foi na China em dezembro de 2019 e no Brasil em fevereiro de 2020.

“Terra terreno território dá nome ao projeto que utiliza duas técnicas do século XIX para propor uma reflexão sobre ser indígena numa grande cidade. Em busca de uma documentação fotográfica à altura da relevância política e cultural de seu tema, as imagens produzidas se mostram como consequências naturais de quem fotografa valorizando as experiências cotidianas e as relações interpessoais. Capturadas digitalmente, as imagens foram impressas em transparências, gerando grandes positivos colocados em contato direto com dois tipos de suportes, gerando dois agrupamentos nessa exposição. No primeiro grupo, as imagens foram impressas diretamente em folhas de plantas através de impressão solar, num processo artesanal e lento, em tempos que variam de 3 a 8 dias (processo chamado de fitotipia). No outro agrupamento estão imagens captadas tanto nas aldeias quanto em contexto urbano, impressas em papéis de algodão sensibilizados por uma emulsão do pigmento do jenipapo (pigmento que também é usado para a pintura corporal dos indígenas), também produzido artesanalmente, em um processo chamado antotipia”.

O projeto Terra terreno território foi selecionado no Edital Nº 258/2019 para exposições de artes visuais na galeria municipal de arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.


O público interessado pode solicitar, gratuitamente, a atividade de mediação/monitoria on-line da exposição, com propostas direcionadas a diferentes grupos e livre a todos os públicos, através de agendamento pelo e-mail artesvisuais@chapeco.sc.gov.br


A exposição está disponível aqui: https://issuu.com/artesvisuaischapeco/docs/terra_terreno_territ_rio_dani_sandrini


#terraterrenoterritório #danisandrini #exposição #arte

149 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73