top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Amor-agarradinho: uma liana ornamental



O amor-agarradinho (Antigonon leptopus) é uma planta perene, nativa do México, que pertence à família Polygonaceae, amplamente cultivada nas regiões de climas equatorial e tropical.


De porte arbustivo e semilhoso, é uma trepadeira tipo liana, com ramos finos e flexíveis, que em jardins se adapta a vários tipos de suporte: arcos, grades, cercas e caramanchões, apresentando grande valor ornamental.


Suas folhas são de cor verde-claro e em formato de coração. Apresenta gavinhas que auxiliam a planta a se apoiar em árvores e suportes, podendo atingir até 12 metros de altura.


Floresce principalmente entre a primavera e o verão. As flores são pequenas e numerosas, em tons de rosa ou cor-de-rosa brancas, reunidas em grandes inflorescências ramificadas, muito visitadas por várias espécies de abelhas, como a européia ou africanizada (Apis mellifera), iraí (Nannotrigona testaceicornis), mirim (Plebeya spp.) e irapuá (Trigona spinipes).


Os frutos são brilhantes, de cor marrom e apresentam formato de cone. Pode ser multiplicado por semente, alporquia e por estacas de galho.


Deve ser cultivado a sol pleno, em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.



Por: Patrícia Dijigow




Leituras relacionadas:


Polinizadores: agentes fundamentais para a vida


Paisagismo ecológico: plantas nativas e exóticas




1.478 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Bom dia! Saberia dizer se o amor agarradinho tem potencial invasor? O local onde gostaria de plantar fica perto de uma APP de Mata Atlântica...receio que as sementes possam se dispersar com o vento.

Like
bottom of page