top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

O que é antotipia

Atualizado: 25 de out. de 2023


Antotipo criado pela fotógrafa Dani Sandrini.

A antotipia é um processo fotográfico que envolve a utilização de pigmentos vegetais como material fotossensível e que permitem a produção de imagens fotográficas. A imagem criada com esses pigmentos recebe o nome de antotipo.


A técnica foi criada em meados do século XIX, época de muitos estudos sobre fotografia.

Foi o cientista e astrônomo inglês John Herschel (1792 - 1871) quem publicou os primeiros artigos descrevendo o processo, entre 1840 e 1842, que traziam a fusão de estudos sobre pigmentos vegetais e sua aplicação sobre técnicas fotográficas.


Quem pesquisou muito o aspecto fotoquímico dos pigmentos vegetais, foi a cientista e escritora escocesa Mary Somerville (1780 - 1872), cujo trabalho foi publicado por John Herschel, pois ela viveu em uma época onde as mulheres não podiam publicar artigos científicos de forma independente. Mary Sumerville e Caroline Herschel (tia de John Herschel) foram as primeiras mulheres nomeadas para a Royal Astronomical Society.


A família Herschel era formada por astrônomos, matemáticos e fotógrafos, e foi John Herschel quem inventou o processo de cianotipia, também chamado de blueprint.



Os pigmentos vegetais utilizados nesta técnica apresentam a qualidade monocromática, cujos extratos podem receber outras substâncias para gerar novas variações de coloração. Pelo fato desses pigmentos serem fotossensíveis, é natural que os antotipos sofram desbotamento se ficarem expostos à ação da luz.


Embora a maior concentração de pigmentos nas folhas seja de clorofilas, responsáveis pela cor verde, as plantas apresentam outros pigmentos de cores amarela, laranja, vermelha, roxa e azul. Em alguns casos, a cor que enxergamos é diferente da cor que é extraída através das técnicas empregadas.


Esses procedimentos fotográficos permitem uma ampla série de experimentações e aprendizados que unem diversas áreas de conhecimento: desde a ação dos pigmentos nos processos fisiológicos das plantas, estudos sobre luz e cor, impressão fotográfica até a criação de trabalhos artísticos.


 

Aprenda a fazer cópias fotográficas utilizando pigmentos vegetais



O curso Antotipia: fotografia com pigmentos vegetais (presencial) vai te ensinar a produzir imagens fotográficas com o uso de pigmentos vegetais, através do processo de antotipia.



O curso aborda desde o histórico do processo de antotipia, mostra de trabalhos, referências e artistas, conversa sobre pigmentos possíveis, preparação dos pigmentos do antotipo e montagem dos antotipos.


O curso é ministrado pela fotógrafa e arte-educadora Dani Sandrini.


  • Curso presencial

  • Conteúdo exclusivo da Escola de Botânica

  • Atividades teóricas e práticas no bairro Pinheiros, em São Paulo

  • Todos os materiais utilizados já estão inclusos na inscrição

  • O certificado pode ser solicitado no fim do curso

  • Não é necessário conhecimento prévio para ingressar na oficina


Conheça o curso e veja o descritivo completo clicando no botão abaixo:





3.717 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page