top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Cartilhas: Conheça e conserve a Caatinga



A Caatinga é o principal ecossistema da Região Nordeste, estendendo-se pelas regiões de climas semiáridos, que ocupam 10,1% do território nacional (segundo Mapbiomas), abrangendo os Estados da Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão e Minas Gerais.


Embora esteja localizada em área de clima semiárido, apresenta grande variedade de paisagens e riqueza biológica, sendo caracterizada pela ocorrência de secas estacionais e periódicas.


A flora da Caatinga possui características de adaptação ao longo período de seca, como a perda das folhas, e é composta por muitas espécies endêmicas (que são encontradas apenas nesta região). Com o início do ciclo de chuvas, as folhas voltam a brotar, mudando completamente a paisagem desse bioma.



O Dia Nacional da Caatinga é comemorado em 28 de abril. A data tem como objetivos destacar as riquezas naturais e conscientizar a população sobre a importância de sua conservação e uso sustentável para o desenvolvimento socioeconômico do país.


Disponibilizada gratuitamente pela Associação Caatinga, a série de 4 cartilhas Conheça e conserve a Caatinga pode ser baixada nos links abaixo:


O Bioma Caatinga (volume 1)


Mudanças climáticas (volume 2)


Tecnologias sustentáveis (volume 3)


Educação ambiental (volume 4)

551 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page