top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Conheça o chifre-de-veado


Detalhe das frondes

O chifre-de-veado ou samambaia-chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum) é uma espécie epífita da família Polypodiaceae, originária da Austrália, Ilhas da Sonda, Nova Caledônia e Nova Guiné.


As plantas epífitas não retiram nutrientes da árvore que utilizam como apoio e não devem ser confundidas com plantas parasitas.


O chifre-de-veado ocorre no interior e nas proximidades de florestas tropicais e se caracteriza por apresentar frondes (o nome botânico da folha das samambaias) de dois tipos: os escudos ou folhas de base, que são verdes ao nascer mas adquirem aspecto seco conforme a planta se desenvolve e são os responsáveis por proteger as raízes, ajudando também na fixação nos troncos das árvores.


Detalhe dos escudos protetores (em marrom)

Já as folhas verdes e de aspecto bifurcado são cobertos por escamas acinzentadas, responsáveis pela captação de umidade do ar. Essas frondes em fase reprodutiva da planta também carregam esporos em suas extremidades (foto abaixo), que se tornam marrons - e que muitas pessoas removem por confundirem com pragas e doenças, mas que devem ser mantidas na planta, por se tratar de um processo natural do ciclo de vida.


Os esporos são um veículo da reprodução e da perpetuação desse grupo de plantas.


Extremidades marrons indicam uma fase reprodutiva da planta

As escamas que recobrem as frondes também muitas vezes são confundidas com acúmulo de poeira e acabam sendo removidas por cultivadores sem experiência, o que é prejudicial à planta.


O chifre-de-veado deve ser cultivado à meia sombra ou luz difusa, preferencialmente plantado na vertical em substratos adequados para reter umidade, mas que permitam a aeração das raízes, como os que levam chips de coco ou casca de Pinus.



Por: Patrícia Dijigow


2.684 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page