top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Dia da Árvore



O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, que ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo do ano.



Em 24 de Fevereiro de 1965, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, pelo decreto federal 55.795, porém a data é sempre lembrada por seu objetivo de promover a importância da preservação das árvores e das florestas.



As árvores são plantas de extrema importância para manutenção do equilíbrio nos ecossistemas: proporcionam oxigênio, sombra e amenizam a temperatura, reduzem o escoamento superficial (principalmente em grandes regiões urbanas), evitam erosão do solo, fornecem flores, frutos alimentícios, oferecem abrigo e alimento para diversas espécies e contribuem para o embelezamento paisagístico.


As árvores movem importantes ciclos econômicos além da produção de alimentos: fornecem madeira, celulose, fibras, resinas, óleos, solventes e látex. Diversas espécies fornecem substâncias importantes para a indústria farmacêutica, amplamente pesquisadas para a fabricação de medicamentos.


Valorizar a biodiversidade, promovendo plantios e refletindo sobre os impactos causados por desmatamentos, queimadas e a crescente poluição e eleger representantes engajados com causas ecológicas e meio ambiente são formas conscientes de respeitar e estabelecer um convívio harmonioso com a natureza.



Por: Patrícia Dijigow

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page