Florestas do Isolamento, do artista visual Hugo Fortes, é a próxima exposição do Projeto Vitrine da Escola de Botânica, que entra em exibição no dia 28 de setembro de 2021.
Trazendo uma série de pinturas em papel, resultantes de uma intensa vivência que Hugo teve durante dez dias de imersão na Floresta Amazônica, em 2018. Ao viver o recente confinamento da pandemia, o artista encontrou nos registros fotográficos dessa experiência, a base para criar esta série que enaltece a grandiosidade da natureza.
Essa experiência foi proporcionada pelo Programa de Imersão Artística na Amazônia Labverde, através do contato direto com a biodiversidade da Reserva Florestal Adolpho Duke.
Fotos: Felipe Fontoura
Os trabalhos desenvolvidos a partir dessa conexão com a natureza, ilustram a riqueza de formas, cores e variedades de formas de vida, entrelaçadas em muitas camadas, conforme os diferentes graus de luminosidade que adentram a floresta.
Da mesma forma que os raios solares penetram e iluminam a floresta, as obras de Hugo direcionam um foco de luz em nossos pensamentos para questões intrinsecamente relacionadas com nossa ancestralidade, de convivência plena, harmônica e contemplativa da natureza.
Um convite para alinharmos e espelharmos diversas questões emocionais, ambientais, políticas e sociais nas relações que entrelaçam o coração da floresta.
Hugo Fortes é artista visual, curador, designer e professor da USP. Seus trabalhos já foram apresentados em mais de 15 países. Responsável pelo Seminário Internacional Arte e Natureza, desde 2011, também atuou como curador de diversas exposições no Paço das Artes (2010), Itaú Cultural (2009), USP e UFES (2017/2018). Seu trabalho investiga as relações entre arte e natureza em uma prática transdisciplinar.
O Projeto Vitrine tem curadoria de Ana Carolina Ralston, coordenação de Karola Braga e apoio de Hoegaarden.
Fotos: Felipe Fontoura
Florestas do Isolamento - Hugo Fortes
Abertura: dia 28/09
Terça à sexta das 11h às 17h
Sábado das 11h às 14h
Em exibição até 30/10/2021
Rua Imaculada Conceição, 30
Santa Cecília - SP
Commenti